Comissão de Segurança Pública estará em Itamarandiba na segunda-feira (14) - Arquivo/ALMG

Deputados vão a Itamarandiba debater aumento da violência

Falta de efetivo policial e crescimento do tráfico de drogas também estão na pauta da Comissão de Segurança Pública.

07/04/2014 - 11:23

Deputados da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vão a Itamarandiba (Vale do Jequitinhonha) na próxima segunda-feira (14/4/14), para debater a falta de efetivo policial e o aumento da criminalidade no município. Também estarão em pauta os deslocamentos de viaturas para o plantão regionalizado na cidade vizinha de Capelinha, o que gera problemas de segurança local, segundo o autor do requerimento, deputado Sargento Rodrigues (PDT). A audiência pública começará às 9h30, na Câmara Municipal (Praça Dr. Afonso Pavie, 64).

O deputado Sargento Rodrigues explica que, ao participar de uma audiência pública com vereadores naquele município em meados do ano passado, recebeu muitas reclamações sobre os problemas de segurança pública, dentre eles o crescimento de homicídios, roubo a mão armada e tráfico de drogas. Também é preocupante o plantão policial apenas em Capelinha, distante da cidade 50 quilômetros por estrada de terra. Conforme o parlamentar, em ocorrências com flagrante após as 18 horas, os policiais são obrigados a se deslocar, deixando Itamarandiba desguarnecida.

“Às vezes, neste horário, há só uma viatura para fazer o policiamento. Se ela é deslocada, os cidadãos ficam sem policiamento”, adverte. O deputado afirma que o objetivo da audiência pública é debater os problemas e apontar soluções.

Convidados – Foram convidados para a reunião o prefeito de Itamarandiba, Erildo do Espirito Santo Gomes; o presidente da Câmara Municipal, Eduardo César Moreira; o comandante-geral da da Polícia Militar, coronel Márcio Martins Sant'Ana; o chefe da Polícia Civil, Cylton Brandão da Matta; o promotor Warlen Henrique Macedo; o diretor-geral do Departamento de Trânsito (Detran-MG), Oliveira Santiago Maciel; e o ex-prefeito de Itamarandiba Gelte Antonio Costa.