A pista de atletismo (já concluída) e a construção do parque aquático (ao fundo)
Marques Abreu mostrou-se preocupado com a construção de um alojamento para abrigar os atletas no CTE

Comissão verifica obras do Centro de Treinamento Esportivo

Instalações da UFMG impressionam pela modernidade e diversidade das modalidades de treinamento oferecidas.

25/03/2014 - 13:20 - Atualizado em 25/03/2014 - 17:00

Um centro de treinamento esportivo comparável aos melhores do mundo, preparado para receber e treinar atletas em diversas modalidades esportivas. Foi o que a Comissão de Esporte, Lazer e Juventude da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) constatou, nesta terça-feira (25/3/14), durante visita às obras do Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A atividade foi acompanhada pelo autor do requerimento e presidente da comissão, deputado Marques Abreu (PTB); pelo secretário de Estado de Turismo e Esportes, Tiago Lacerda; pelo diretor do Conselho Administrativo do CTE-UFMG, Bruno Pena Couto, entre outros.

De acordo com o secretário Tiago Lacerda, a expectativa é de que o centro ofereça infraestrutura de alto nível para os atletas e contribua para o desenvolvimento esportivo de Minas Gerais. O Governo do Estado também espera receber delegações para treinamento dos Jogos Olímpicos de 2016, que serão realizados no Rio de Janeiro.

No CTE, estão previstos uma pista de atletismo (inaugurada em julho de 2012), um parque aquático (que deve ser inaugurado até o final deste ano) e um pavilhão de esportes coletivos, ginásticas e lutas. No parque aquático, haverá piscinas, centro médico, vestiário, laboratórios, ambulatórios, academia de ginástica, entre outras instalações. As obras da pista de atletismo e do parque aquático estão orçadas em R$ 50,1 milhões, com investimentos do Governo do Estado.

Já o pavilhão de esportes coletivos será construído com recursos do Ministério dos Esportes, da ordem de R$ 17,5 milhões, segundo informou o diretor do CTE, Bruno Pena Couto. Nesse pavilhão, serão oferecidos espaços para treinamento de equipes de ginástica artística, ginástica rítmica, judô, taekwondo e esportes de quadra como vôlei, basquete e handball. A licitação para início das obras deve ser concluída ainda no primeiro semestre de 2014.

Segundo Bruno Couto, o CTE representa um marco no esporte de alto rendimento de Minas Gerais, oferecendo preparação física de ponta, com atendimento profissional, técnico e multidisciplinar, com médicos e fisioterapeutas.

Durante a visita, os parlamentares verificaram o andamento das obras. Percorreram a pista de atletismo (que está pronta, com atletas treinando) e conheceram as obras do parque aquático. Foram ao centro de máquinas de tratamento, aquecimento e filtragem de águas, às dependências de cozinha, vestiários de funcionários e de atletas, sala de hidromassagem, laboratórios, salas de aula e piscina de 65 metros, que tem um projeto inédito no continente, com paredes moduláveis, o que permite a alteração de suas configurações para diferentes práticas. A visita foi guiada também pelo engenheiro responsável pela obra, Nelson Rodrigues da Costa.

Alojamento para atletas ainda não tem recursos aprovados

Para o deputado Marques Abreu, o centro é uma grande conquista para Minas Gerais e para o Brasil. Ele destacou a importância da formação de novos atletas com o apoio da UFMG. Uma das preocupações do parlamentar é com a construção de um alojamento para abrigar os atletas no CTE. "Fui atleta e sei o quanto é importate um centro de treinamento desse porte. Quantos atletas estão espalhados por aí sem oportunidades, sem estrutura para desenvolver seus talentos?", indagou.

Em audiência pública da Comissão de Esporte realizada na parte da tarde para debater o andamento das obras do CTE, Bruno Couto informou que o centro tem um projeto arquitetônico moderno de alojamento, com 130 leitos, entre duplos, triplos e individuais, e estruturas para oferecer um ambiente mais familiar aos atletas, como varandas e uma biblioteca.

O diretor do centro salientou, no entanto, que a construção do complexo esportivo depende de aprovação e liberação de recursos por parte do Ministério do Esporte. "Retornarei a Brasília amanhã, para nova visita ao ministério. Na primeira vez em que estive lá, no ano passado, voltei com a promessa de que eles incentivariam a construção dos alojamentos, caso apresentássemos um projeto de alto nível. O apoio da ALMG será decisivo nesta empreitada", ressaltou.

Bruno Couto também destacou o padrão internacional das instalações e suas condições de acessibilidade. "Os Comitês Olímpico e Paralímpico da Grã-Bretanha avaliaram a estrutura do centro e se impressionaram com as suas características de acessibiidade, que vão garantir a participação dos atletas com qualquer tipo de deficiência no esporte", avaliou. 

"A pista de atletismo possui a melhor certificação da América Latina, concedida pela federação internacional responsável pelo esporte. Ela foi liberada para os atletas há quase dois anos e já recebeu eventos profissionais e escolares", afirmou Leszek Szmuchrowski, supervisor técnico da área de atletismo do CTE. Szmuchrowski ressaltou, ainda, que um dos objetivos da pista é reativar a inclusão do atletismo na disciplina de Educação Física nas escolas e, consequentemente, impulsionar a sua prática no País.

O diretor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG, Sérgio da Fonseca, abordou o legado que o centro deixará para as futuras gerações. Segundo ele, a sua estrutura será utilizada não só para a integração de atletas de diversas modalidades, mas também de profissionais de várias áreas, que trabalharão na formação desses atletas. 

Consulte o resultado da visita.