A homenagem, presidida pelo deputado estadual Mário Henrique Caixa, lotou o Plenário da Assembleia Legislativa
Renato Rabelo, presidente nacional do PCdoB, recebeu placa alusiva à homenagem

Plenário da Assembleia homenageia os 92 anos do PCdoB

Solenidade ocorreu na noite desta segunda-feira (24) e reuniu políticos e militantes.

24/03/2014 - 22:43 - Atualizado em 25/03/2014 - 14:50

A requerimento do deputado Celinho do Sinttrocel (PCdoB), a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizou, na noite desta segunda-feira (24/3/14), Reunião Especial de Plenário para celebrar os 92 anos do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Participaram da cerimônia, além do presidente nacional do partido, Renato Rabelo, os senadores Inácio Arruda (CE) e Vanessa Graziotin (AM) e as deputadas federais Jô Moraes (MG) e Jandira Feghali (RJ), entre outras personalidades políticas e militantes que lotaram o Plenário. A homenagem foi presidida pelo deputado Mário Henrique Caixa, também afiliado ao partido.

Em seu discurso, o deputado Celinho do Sinttrocel destacou a alegria que sentia ao ter sido o proponente do evento. Ele destacou que nenhum outro partido político do Brasil conseguiu comemorar 92 anos ininterruptos de vida. “E não foram quaisquer 92 anos, foram anos de muita luta e perseguição”, afirmou, lembrando também que desses anos, 60 foram na ilegalidade. “Foram duas ditaduras que tentaram calar e liquidar nosso partido. Sobrevivemos”, completou.

“Na tarefa de representar o PCdoB e o povo mineiro nesta Casa, tenho me dedicado a honrar a história do partido”, continuou o deputado Celinho do Sinttrocel. Ele destacou ainda que a sobrevivência da legenda se deu por obra de milhares de militantes que construíram o partido.

Ao fazer a leitura do discurso do presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PP), o deputado Mário Henrique Caixa destacou que a homenagem representa o merecido reconhecimento a uma agremiação política que tem participado dos momentos fundamentais da história do País. “Herdeiro da tradição dos movimentos operários iniciados nas primeiras décadas do século XX, o partido está na origem das mais antigas reivindicações e conquistas do trabalhador brasileiro”, disse.

A clandestinidade do partido e a repressão aos comunistas também foram lembradas no discurso lido pelo deputado Mário Henrique Caixa. “Afastados da política representativa, prosseguiram os membros do partido atuando no seio do movimento operário e lutando pela terra”, disse. O discurso ainda lembrou que apenas em 1985 o partido pôde voltar à legalidade, e seus cinco deputados eleitos no pleito que se seguiu foram dos mais ativos na elaboração da Constituição Federal de 1988.

Partido destaca luta contra a ditadura

O presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, fez um relato da luta da população contra a ditadura e da participação do PCdoB no combate ao regime militar. “A ditadura fez parte da persistente ação das classes dominantes para impedir o florescimento da democracia e negar os direitos mais elementares ao povo”, disse.

Renato Rabelo destacou que a homenagem na ALMG tem para eles um significado importante. Ele lembrou que o PCdoB comemora no dia 25 de março 92 anos de fundação e que essa data coincide com o momento em que a nação debate o significado do golpe militar, desferido há 50 anos.

Para ele, a conquista da democracia, em 1985, foi resultado de uma épica jornada, quando muitas lutas foram travadas e vidas ceifadas. Ponderou ainda que, 30 anos depois, o direito à memória foi parcialmente alcançado. “Para que nunca mais se repita o período de trevas no País, precisamos prestar homenagem àqueles que lutaram pela vida. Esses homens nos orgulham e nos inspiram a seguir adiante”, completou.

Mesa - Além das autoridades citadas na matéria, compuseram a mesa da solenidade os deputados federais mineiros Antônio Andrade (PMDB), Antônio Roberto (PV), Saraiva Felipe (PMDB) e Odair Cunha (PT); os deputados estaduais petistas Pompílio Canavez e Rogério Correia; o vereador de Belo Horizonte Gilson Reis; o prefeito de Contagem, Carlin Moura; o vice-prefeito de Belo Horizonte, Délio Malheiros; o presidente estadual do PCdoB, Wadson Ribeiro, entre outras personalidades. Muitos fizeram uso da palavra para saudar os 92 anos do partido.

PCdoB é o partido mais antigo do País

Fundado em 1922, o PCdoB é o partido mais antigo do País. Foi considerado clandestino por 60 anos e em 1962 reorganizou-se adotando a sigla PCdoB. Participou ativamente da guerrilha do Araguaia entre 1972 e 1975 e, ao fim da ditadura militar, retornou à legalidade.

Na ALMG, o PCdoB estreou com o deputado Armando Ziller na legislatura de 1946. Ele foi cassado um ano depois, com a cassação do registro e dos mandatos do Partido Comunista. O PCdoB retomou a sua participação na ALMG em 2003 com a deputada Jô Moraes, e quatro anos depois o atual prefeito de Contagem, Carlin Moura, assumiu o mandato.

Hoje o partido tem quase 400 mil filiados e forte presença nos movimentos sociais.