Notícias Rss

O vice-governador Alberto Pinto Coelho assume como chefe do Executivo estadual em 4/4 - Arquivo/ALMG
O vice-governador Alberto Pinto Coelho assume como chefe do Executivo estadual em 4/4 - Arquivo/ALMG - Foto: LIA PRISCILA
27/03/2014 15h58

Posse do governador Alberto Pinto Coelho é nesta sexta (4)

Reunião Solene na ALMG antecede cerimônia de transmissão do cargo no Palácio da Liberdade.

Compartilhe:
Twitter Facebook
Email Versão para impressão

Está marcada para as 10 horas desta sexta-feira (4/4/14) a Reunião Solene no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para a posse do vice-governador Alberto Pinto Coelho como chefe do Executivo estadual. Ele assume o cargo de governador com a vaga deixada por Antonio Anastasia, que se afasta para participar da elaboração do plano de campanha do pré-candidato à Presidência da República Aécio Neves (PSDB). Participam da solenidade autoridades estaduais, prefeitos e vereadores do interior.

Alberto Pinto Coelho chegará à ALMG pelo Hall das Bandeiras. Ele vai passar pelos Dragões da Inconfidência e será recepcionado por uma comitiva de parlamentares, que estarão próximos à Tribuna de Honra. Em seguida, eles passarão por prefeitos, vice-prefeitos e presidentes de câmaras municipais e seguirão até o Plenário da ALMG.

No Plenário, ele será recebido por cadetes da Polícia Militar portando espadachins, que formarão a chamada "cúpula de aço". A solenidade de posse será conduzida pelo presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PP). Após a composição da mesa da cerimônia, haverá a execução do Hino Nacional pelo Trio Amaranto.

Obedecendo ao preceito constitucional, Alberto Pinto Coelho fará a entrega de sua declaração de bens. Em seguida, será firmado o compromisso constitucional, com leitura do termo de posse, que será assinado pelo novo governador. Declarada sua posse, Alberto Pinto Coelho fará seu primeiro discurso como titular do cargo de governador. O presidente da Assembleia também fará um pronunciamento na reunião.

Ao final da cerimônia, Alberto Pinto Coelho deixará o Plenário passando pela cúpula de aço formada por cadetes do Corpo de Bombeiros e seguirá para o Palácio da Liberdade, onde será realizada a solenidade de transmissão do cargo, marcada para as 12 horas.

Novo governador exerceu quatro mandatos na ALMG

Alberto Pinto Coelho nasceu em 1945 em Rio Verde (GO) e aos três anos de idade retornou com sua família para Minas Gerais. É graduado em Administração de Empresas e, ao longo de sua vida profissional, acumulou mais de 30 anos de experiência no setor de telecomunicações. Na extinta Telemig, ocupou cargos de gerência superior e de diretoria nas áreas de gestão administrativa, comercial, planejamento operacional e de marketing. Também foi representante do Ministério das Comunicações em Minas Gerais e comandou o Departamento Estadual de Telecomunicações (Detel-MG).

Alberto Pinto Coelho exerceu quatro mandatos parlamentares. Em 2007, elegeu-se presidente da ALMG, reeleito para o mesmo cargo em 2009. Na ALMG, foi presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, líder da bancada do PPB (hoje PP), líder do governo Itamar Franco, 1º-vice-presidente e líder do governo Aécio Neves. Assumiu também a presidência do Colegiado de Presidentes das Assembleias Legislativas (2007-2009).

Entre as proposições de sua autoria na ALMG, estão os projetos de lei da Política Estadual de Resíduos Sólidos e do Pró-Confins. Este último, aprovado em 1999, possibilitou a criação do primeiro aeroporto industrial do País, inaugurado em março deste ano.

Em outubro de 2010, Alberto Pinto Coelho foi eleito vice-governador na chapa encabeçada pelo governador Antonio Anastasia.


Tópicos:
Últimas Notícias

Notícias

26/05/2017

Comissões irão conhecer futura sede da EMC

Empresa foi constituída a partir da fusão da Rádio Inconfidência com a Rede Minas de Televisão.

26/05/2017

Comissão de Esporte quer conhecer projetos do Executivo

Deputados querem apresentar ao secretário, durante visita nesta terça (30), a agenda de trabalhos da comissão.

26/05/2017

Dino Girardelli será homenageado pela Comissão de Educação

Após 60 anos no Brasil, religioso italiano receberá diploma com voto de congratulações nesta quarta (31).

26/05/2017

Comissão tenta intermediar conflito fundiário em Grão Mogol

Deputados visitarão ocupação em distrito do município. Geraizeiros pedem demarcação de território tradicional.

27/05/2017 Municípios teriam R$ 33,6 bi a receber com acerto de contas entre Minas e a União
Seu browser não suporta flash player
00:01:29 | Download (1403kb)

27/05/2017 Edição da Semana
Seu browser não suporta flash player
00:05:36 | Download (5265kb)
facebook facebook
Carregando Carregando posts...
Twitter Twitter
Twitter

Infográficos

Credor ou devedor? Estado argumenta que tem créditos a receber. Assembleia iniciou movimento pelo acerto de contas entre Minas e a União. Deputados querem compensação de perdas tributárias nas exportações.