O programa da ONU foi instituído em 2000, quando 191 nações firmaram um compromisso para combater a extrema pobreza e outros problemas sociais

ALMG convida prefeitos para debater Objetivos do Milênio

Associações microrregionais são convidadas para debate público sobre programa da ONU, que acontece em abril.

26/02/2014 - 18:11

Envolver os gestores municipais nas discussões sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Com esse objetivo, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) participou, na tarde desta quarta-feira (26/2/14), na Associação Mineira de Municípios (AMM), de reunião com a AMM, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e associações microrregionais de municípios.

O assessor da Presidência da ALMG, Paulo Bretas, convidou, em nome do presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PP), as associações para participarem do Debate Público “O Município e os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio: Ações Locais – Metas Globais”, que acontece no dia 7 de abril, no Plenário da ALMG.

O programa da ONU foi instituído em setembro de 2000, quando 191 nações firmaram um compromisso para combater a extrema pobreza e outros problemas sociais. Essa promessa acabou se concretizando nos “8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio”, que deverão ser cumpridos até 2015.

“Até o ano que vem precisamos dar aos municípios condições de entender os ODM”, disse Bretas. Ele informou que na ALMG cinco comissões já estão empenhadas nesse debate: Direitos Humanos; Educação, Ciência e Tecnologia; Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Participação Popular; e Saúde. A consultora do programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Haydé da Cunha Frota, destacou a importância do programa da ONU e reforçou o convite para o debate público de abril, na Assembleia. Ela também ressaltou a contribuição positiva que a ALMG tem oferecido nos debates sobre os ODM.

O debate público promovido pela Assembleia de Minas procurará traçar um panorama dos ODM no Estado e nos municípios mineiros; orientar gestores municipais sobre a capacitação de recursos para projetos nas áreas de abrangência desses objetivos; mostrar experiências exitosas na consecução das metas; e discutir modos de incrementar a participação social no acompanhamento dos ODM.

O encontro desta tarde reuniu representantes de diversas associações microrregionais, como a Ambasp (com sede em Varginha), Ameg (Passos), Amepi (João Monlevade), Amesp (Pouso Alegre), Amoc (Caratinga), Amuc (Teófilo Otoni) e Amver (São João Del-Rei).

Para o superintendente da AMM, Ângelo Roncalli, é muito importante que os prefeitos se envolvam nas discussões sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.