Uma contagem regressiva precedeu a inauguração da iluminação de Natal no Palácio da Inconfidência, acompanhada de show pirotécnico que encantou os presentes
Ao todo, 19 corais cantaram um repertório natalino erudito e popular, dividido em três partes
O Papai Noel chegou acompanhado de seus ajudantes

Assembleia dá a largada nas comemorações natalinas em BH

Cantata de Natal, inauguração da iluminação especial e chegada do Papai Noel foram os pontos altos da festa popular.

04/12/2013 - 22:15

Música inspiradora, um espetáculo de luzes e fogos e, para coroar a noite, a chegada do Papai Noel e seus duendes com toda pompa que o Natal merece. Assim foi a festa promovida pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta quarta-feira (4/12/13), que marcou o início das comemorações natalinas em Belo Horizonte.

Centenas de famílias acompanharam todos os lances da programação, mas quem mais se divertiu foram as crianças, que além de ver o Papai Noel de perto, tiraram fotos ao lado do Bom Velhinho, ganharam presentes e, ao percorrerem as atrações da Vila do Papai Noel montada na sede do Parlamento mineiro, puderam entender melhor a mensagem de amor ao próximo renovada a cada ano nas comemorações do nascimento de Jesus Cristo.

Essa mensagem perpetuada pelo Natal foi lembrada pelo presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PP), anfitrião da cerimônia. “O momento é alegre, de festa para todos nós que lutamos todos os dias para a construção de uma Minas mais próspera, mais justa. Mas o momento também é de revigorar o compromisso com os valores da família, da ética, da justiça social. Esse sentimento de fé, de religiosidade, é o que dá força para buscar com mais afinco o caminho da solidariedade e do respeito ao próximo. Por isso, desejo a todos os mineiros um Natal recheado de paz e de saúde”, afirmou o presidente.

Dinis Pinheiro lembrou ainda, como exemplo do sentimento de solidariedade que o Natal representa, a participação dos catadores de material reciclado na festa organizada pela Assembleia de Minas. Foram eles que ajudaram, por meio do seu trabalho realizado diariamente nas ruas da capital mineira, a decorar a Praça Carlos Chagas, mais conhecida como Praça da Assembleia, com árvores natalinas feitas de material reciclado. Dezenas de outros deputados também prestigiaram esta festa popular.

Cantata - E a festa começou no palco montado na Praça da Assembleia. As 300 vozes da Cantata de Natal, em sua sétima edição, emocionaram pessoas de todas as idades. Ao todo, 19 corais - a maioria de órgãos públicos, entre eles o Coral da Assembleia, que completa 20 anos em 2013 - cantaram um repertório natalino erudito e popular, dividido em três partes.

A primeira parte da apresentação, com oito composições, conciliou Happy Christmas, de John Lennon, com clássicos natalinos como Bate o Sino (Jingle Bells), de James Lord Pierpont, e Noite Feliz, de Franz Gruber. Na segunda parte, o destaque foi o Coro Madrigale, um dos convidados da noite, que levou todos os presentes a um momento de fé e reflexão sobre o espírito natalino com a execução de Pai Nosso, de Albert Mallotte, e Ave Maria, de Giulio Caccini.

Por fim, a terceira parte da apresentação apresentou uma sequência de canções do período barroco, as Matinas de Natal, de João de Deus de Castro Lobo. A Cantata de Natal integra a agenda da Belotur e a programação do projeto BH Capital do Natal, que é parte das comemorações do aniversário da Capital mineira.

Bom Velhinho chega escoltado por caminhão dos Bombeiros

Após o espetáculo musical, todos os olhos se voltaram para o Palácio da Inconfidência, quando se iniciou uma contagem regressiva que culminou com a inauguração da iluminação de Natal do edifício e da Praça da Assembleia. As luzes, nas cores verde, azul e branco são, segundo seus idealizadores, uma homenagem ao povo brasileiro. São cerca de 26 mil microlâmpadas, duas mil figuras iluminadas (estrelas, cometas e bolas), 25 mil metros de mangueira luminosa e em torno de quatro mil estrobos (movimento piscante de luzes).

O balé de luzes e fogos proporcionado pelo acendimento da iluminação especial na fachada do Hall das Bandeiras, simultaneamente a um espetáculo pirotécnico, arrancou suspiros dos presentes, mas a noite guardava um momento de emoção ainda maior. Um caminhão do Corpo de Bombeiros tocou sua sirene para anunciar a chegada do Papai Noel, em outro caminhão, logo atrás, emocionando crianças e adultos.

Acompanhado de seus ajudantes e cercado pela multidão, Papai Noel caminhou pelo Hall das Bandeiras até sua poltrona, instalada no alto da escadaria, de onde receberá os pedidos de presentes das crianças até o próximo dia 23 – de segunda a sexta-feira, das 9 às 21 horas, e aos sábados e domingos, das 13 às 21 horas. Uma chuva de papel picado deu o efeito de neve caindo sobre o público, o que tornou a festa ainda mais especial. “Agradeço a presença de todos. Estou aqui com meus duendes para desejar a todos um Feliz Natal”, afirmou o Papai Noel.

Uma fábrica de refrigerantes distribui brindes para as crianças presentes, que tiveram a chance ainda de tirar uma foto ao lado do Bom Velhinho. Na sequência, todos puderam contemplar as dependências da Vila do Papai Noel, exposição montada na forma de um circuito. Logo na entrada do Palácio da Inconfidência, uma árvore de Natal integra a mostra. Mais adiante, na Galeria de Arte (Rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho - BH), fica localizada a Vila do Papai Noel com diversos bonecos, além de anjos. Um pouco mais para frente, já no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira, estão dois presépios, árvore de Natal, renas, além da Casa do Papai Noel.

O destaque são os mais de três mil bonecos de 90 países representando Papai Noel, todos do acervo da ex-deputada Maria Elvira Salles Ferreira, que começou sua coleção há mais de 30 anos. A mostra vai até 6 de janeiro, aberta para visitação gratuita, na Galeria de Arte da ALMG.

Campanha - Vale lembrar que a Assembleia de Minas participa, mais uma vez, da campanha Papai Noel dos Correios. As cartas com pedidos de crianças estão à disposição no Hall do Palácio Inconfidência, próximo ao Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), junto à árvore de Natal. Elas podem ser retiradas até o próximo dia 12 de dezembro, mesmo prazo para entrega dos presentes, o que, neste ano, deverá ser feito exclusivamente no CAC. Posteriormente, todos os volumes serão recolhidos pelos Correios e entregues aos destinatários.