Participação Popular promove debate sobre Pronatec

Evento acontece no Plenário, quando serão compartilhadas experiências entre os 428 municípios participantes.

08/11/2013 - 17:03

A Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza na próxima segunda-feira (11/11/13), às 8h30, debate público para discutir a implantação e a avaliação em Minas Gerais do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), por solicitação do Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social (Cogemas-MG). O evento acontece no Plenário e o requerimento é de autoria do deputado André Quintão (PT).

De acordo com o presidente da Comissão, estão acontecendo reuniões entre o Governo Federal e os municípios que aderiram ao Pronatec em todos os Estados. Mas em Minas Gerais essa parceria está bastante atrasada, o que motivou o Cogemas-MG a solicitar a reunião. “Eles precisavam de uma instituição forte para intermediar a relação deles com o Ministério do Desenvolvimento Social, pois ninguém quer perder a oportunidade de ter acesso a esses recursos”, explicou o deputado. O parlamentar disse ainda que no debate serão compartilhadas experiências entre os 428 municípios participantes, será avaliada a execução do ano de 2013 e pactuadas metas para 2014.

Participantes – Representando o Ministério de Desenvolvimento Social, comparecerão à reunião representantes da Secretaria Extraordinária de Combate à Pobreza. Também foram convidados representantes de todos os municípios participantes do programa, do Serviço Social da Indústria (Sesi); Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); Sistema Nacional de Emprego (Sine); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac); Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat); Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar); e dos institutos tecnológicos do Estado que ofertam cursos pelo Pronatec.