Parlamento Jovem de Minas 2014 já tem tema definido

Na próxima edição, os jovens participantes vão discutir envelhecimento e qualidade de vida.

30/10/2013 - 14:13

Envelhecimento e qualidade de vida será o tema do Parlamento Jovem de Minas 2014, projeto realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em parceria com a PUC Minas. O tema foi escolhido pelas câmaras municipais parceiras que participarão da edição do próximo ano.

Já na etapa estadual do Parlamento Jovem 2013, em agosto deste ano, foi iniciado o processo para a escolha da temática de 2014, quando os coordenadores levantaram sugestões de temas relacionados a questões sociais relevantes para debate entre os jovens e pertinentes à elaboração de propostas de ação legislativa. Ao todo, foram sugeridos nove temas.

Num segundo momento, a Escola do Legislativo da ALMG coordenou, em sua plataforma de ensino a distância, uma discussão em que os nove temas sugeridos foram analisados do ponto de vista da relevância e potencialidade, considerando a agenda do Legislativo e os desafios das políticas sociais em Minas Gerais. A análise contou com a participação da Consultoria Temática da Casa. No espaço virtual, as 23 câmaras municipais que participarão do PJ Minas 2014 debateram e votaram o tema que julgaram mais pertinente para 2014.

Com a escolha do tema, a coordenação estadual do PJ Minas, composta por técnicos da Escola do Legislativo e professores da PUC Minas, juntamente com a Consultoria Temática, definirão os três subtemas que nortearão os trabalhos do próximo ano. Na primeira semana de dezembro acontecerá o Encontro Preparatório 2014, que terá a participação de todos os coordenadores das câmaras participantes (Belo Horizonte, Capelinha, Carandaí, Caratinga, Conceição das Alagoas, Espera Feliz, Itabira, Iturama, Juiz de Fora, Leopoldina, Manhuaçu, Matias Barbosa, Montes Claros, Nova Serrana, Ouro Preto, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Santos Dumont, São Sebastião do Paraíso, Uberaba, Uberlândia, Viçosa, Visconde do Rio Branco).

O programa - O Parlamento Jovem foi criado em 2004 por meio de uma parceria entre a ALMG e a PUC Minas e tem como principal objetivo a formação política de estudantes dos ensinos médio e superior.

A partir de 2010, o PJ passou a ser estadual, com a confirmação de parcerias com diversas câmaras municipais, mobilizando escolas, órgãos públicos, empresas e organizações da sociedade civil do Estado. As propostas desenvolvidas pelos jovens, após terem sido apresentadas na ALMG, podem se transformar em projetos de lei ou mesmo em políticas públicas. Desde o início do projeto, mais de 150 proposições foram encaminhadas para apreciação da Assembleia.