ALMG vai lançar Frente Parlamentar da Indústria Mineira

Movimento pretende ajudar o setor em questões como guerra fiscal e concorrência com importados.

25/10/2013 - 11:37

A Frente Parlamentar pela Indústria Mineira, movimento iniciado pelo deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB) com o objetivo de defender o setor industrial de Minas Gerais, será oficialmente lançada na próxima quinta-feira (31/10/13). O evento será no Salão Nobre da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), às 10 horas.

A Frente é suprapartidária e nasce com a adesão de cerca de 40 deputados, além do apoio de entidades como a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), entre outras. Os deputados pretendem realizar audiências públicas e buscar maneiras para ajudar a indústria mineira a enfrentar questões de interesse do setor, como a guerra fiscal entre os Estados, a pirataria e a concorrência de produtos manufaturados da China.

“Nosso objetivo é trazer todos os envolvidos para a mesa de discussão e buscar soluções para remover, de maneira mais ágil, os gargalos que dificultam ou impedem a expansão da indústria mineira”, afirma o deputado Dalmo Ribeiro, que presidirá a Frente. “Órgãos governamentais – estaduais e federais –, entidades de classe, representantes da sociedade civil e dos trabalhadores são bem-vindos ao debate, para que possamos articular soluções que atendam aos mais diversos interesses. Creio que o parlamento é o fórum adequado para essa iniciativa, tendo em vista, inclusive, a representatividade que reunimos com relação aos mais diversos setores da sociedade mineira”, avalia Ribeiro.

Devem estar presentes na cerimônia, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Olavo Machado Júnior; o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, Luiz Aubert Neto; e a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Dorothea Werneck.