Debate sobre Cefet-MG chega a Divinópolis

Comissão de Educação quer mostrar a estudantes da cidade vantagens de criação de universidade tecnológica.

25/10/2013 - 11:42

A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) promoverá, em Divinópolis (Centro-Oeste de Minas), audiência pública para debater e apoiar o projeto de transformação do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-MG) em universidade tecnológica. A reunião será realizada nesta quinta-feira (31/10/13), às 14 horas, no Auditório do Semusa (Rua Minas Gerais, 900, Centro).

Para o autor do requerimento, deputado Bosco (PTdoB), os mineiros reconhecem o Cefet-MG como uma ótima instituição de ensino, mas não possuem contato permanente com a instituição. "O intuito dessa audiência será o de esclarecer as comunidades da região e as autoridades locais, mobilizando-as a favor do projeto, e também esclarecer os benefícios da transformação da entidade em universidade tecnológica”, disse.

Série de audiências – Divinópolis será a sexta cidade a receber audiência pública sobre o tema. Já foram realizadas reuniões em Araxá (Alto Paranaíba), Varginha (Sul de Minas), Leopoldina (Zona da Mata), Timóteo (Vale do Aço) e Nepomuceno (Sul de Minas). Além desses municípios, o Cefet-MG possui campi em Belo Horizonte, Contagem (Região Metropolitana de Belo Horizonte) e Curvelo (Região Central do Estado), que também receberão reuniões para a discussão.

Convidados – Foram chamados a participar da reunião o prefeito de Divinópolis, Vladimir de Faria Azevedo; o presidente da Câmara Municipal, vereador Rodyson Kristnamurti da Silva Oliveira; o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nárcio Rodrigues; o diretor-geral do Cefet-MG, Márcio Silva Basílio; o diretor do campus Divinópolis do Cefet-MG, Luiz Carlos Gonçalves; e o assessor de cooperação institucional do Cefet-MG, Adilson Lopes de Oliveira.