O deputado Juninho Araújo (dir), autor do requerimento, destacou que a cooperativa desempenha com sucesso seu objetivo social, além de gerar emprego e renda

Cooperativa de empregados da Usiminas é homenageada na ALMG

Reunião Especial de Plenário aconteceu na noite desta sexta-feira (18) e celebrou os 50 anos da entidade.

18/10/2013 - 20:43

A Cooperativa de Consumo dos Empregados da Usiminas (Consul) de Ipatinga (Vale do Aço) comemorou, por meio de uma Reunião Especial no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), seu meio século de fundação. A solenidade, que aconteceu na noite desta sexta-feira (18/10/13), atendeu a requerimento do deputado Juninho Araújo (PTB).

Em seu discurso, o parlamentar lembrou que a empresa gera renda, divisas, empregos e enche de orgulho todos os mineiros. Sua história, ainda de acordo com ele, é feita de talento e esforço conjunto que fazem da cooperativa a maior de consumo de Minas Gerais e a quarta maior do Brasil. O deputado lembrou, também, que a cooperativa iniciou as suas atividades no ano de 1963, visando ao suprimento das necessidades básicas de seus empregados com produtos alimentícios, numa conjuntura de implantação de uma grande siderúrgica e de uma cidade que crescia ao redor dela. “Desde então, a cooperativa desempenha com sucesso esse objetivo social, além de gerar emprego, renda e significativo recolhimento de impostos para a região”, disse.

O presidente da Consul, Matusalém Dias Sampaio, que recebeu uma placa em homenagem aos 50 anos da cooperativa, agradeceu a homenagem prestada pelo Parlamento mineiro e fez um histórico da fundação da cooperativa. Segundo ele, a própria Usiminas fomentou a criação da entidade, com o objetivo de abastecer seus funcionários com alimentos de qualidade a preços justos. “Nos vemos como exemplo que cooperativismo social e comprometido com a comunidade. Respondemos por cerca de 50% dos empregados do segmento no Estado”, afirmou. Em sua fala, ele apresentou, também, números que apontam o cooperativismo como responsável por 7% do PIB mineiro, além de ações de responsabilidade social desenvolvidas pela Consul.

O deputado Vanderlei Miranda (PMDB) representou o presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PP), e destacou que a cooperativa é imprescindível na vida dos cidadãos do Vale do Aço, ao satisfazer as necessidades econômicas, sociais e culturais de sua comunidade. Para o parlamentar, que traçou um histórico do cooperativismo no Brasil e no mundo, a Consul é um dos mais bem sucedidos exemplos na relação dos seus cooperados, inteiramente voltada para suas demandas e com prioridade em princípios voltados para o bem comum e para a união de esforços que geram benefícios a todos. “Com seu foco na comunidade, valoriza o homem, interagindo harmoniosamente com o meio ambiente. Acreditamos que um Brasil melhor e uma humanidade melhor dependem de uma política nacional de incentivo ao cooperativismo, e esta tem sido uma das bandeiras empunhadas por esta Casa”, concluiu.

A Consul – A Consul tem atualmente mais de 70 mil cooperados, entre empregados da Usiminas, empresas do grupo e conveniadas, além de pessoas da comunidade local. Até 1993, era exclusiva dos empregados da siderúrgica, quando transformou-se em cooperativa aberta, recebendo cooperados da comunidade, mudando o modelo de gestão e buscando a auto-suficiência do negócio.