Juiz de Fora recebe Comissão Extraordinária das Águas

Objetivo é ouvir representantes locais de bacias sobre o uso da água e gestão de recursos hídricos no município.

11/10/2013 - 14:09

O uso da água e a gestão de recursos hídricos em Juiz de Fora (Zona da Mata) serão assuntos de audiência pública da Comissão Extraordinária das Águas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizada na próxima segunda-feira (14/10/2013) às 10 horas na Câmara Municipal da cidade (Rua Halfeld, 955, Centro). O requerimento é de autoria dos deputados Almir Paraca (PT), Pompílio Canavez (PT), Zé Maia (PSDB), Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), André Quintão (PT) e Tiago Ulisses (PV), todos membros da Comissão.

O presidente da Comissão, deputado Almir Paraca, explicou que em Juiz de Fora são duas as bacias hidrográficas principais: Rio Pomba e Muriaé (PS2) e dos Afluentes Mineiros dos Rios Preto e Paraibuna (PS1). Segundo ele, "conhecer a realidade dessas bacias é fundamental para que saibamos quais políticas públicas são mais adequadas para serem promovidas na região, buscando utilizar de forma racional e sustentável os recursos hídricos".

Já foram realizadas reuniões semelhantes em Paracatu (Noroeste de Minas); Poços de Caldas, São Lourenço e Alfenas (as três cidades do Sul de Minas); Uberlândia (Triângulo Mineiro); São Francisco (Norte de Minas); Três Marias (Região Central do Estado); Ipatinga (Vale do Aço), Arinos (Noroeste) e Teófilo Otoni (Vale do Mucuri).

A finalidade dos encontros é ouvir os representantes dos comitês de bacias do Estado, visando conhecer a realidade local com suas peculiaridades, verificar demandas e colher sugestões para subsidiar o trabalho. Ao final, um relatório elaborado pela comissão deverá ser encaminhado às autoridades competentes. Para a Assembleia Legislativa, o relatório será utilizado como subsídio à atuação dos parlamentares, à produção e ao aperfeiçoamento da legislação.

Participantes – Membros das Comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Minas e Energia foram convidados a participar da audiência pública. Também foram chamados o prefeito de Juiz de Fora, Bruno de Freitas Siqueira; o presidente da Câmara Municipal de Juiz de Fora, vereador Júlio Carlos Gasparette; o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Magalhães Chaves; o procurador-geral de Justiça do Estado de Minas Gerais, Carlos André Mariani Bittencourt; o diretor de Meio Ambiente e Trânsito da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, Cel PM Armando Leonardo Linhares de Araújo Ferreira da Silva; o presidente da Copasa, Ricardo Augusto Simões Campos; a diretora-geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Marília Carvalho de Melo; o coordenador-geral do Fórum Mineiro de Comitês de Bacias Hidrográficas e presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros do Baixo Rio Grande, Hideraldo Buch; o presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros dos Rios Preto e Paraibuna, Matheus Machado Cremonese; e a presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros dos Rios Pomba e Muriaé, Maria Aparecida Borges Pimentel Vargas.