Música clássica é tema do programa Geração, da TV Assembleia
Entre os convidados estão os artistas Marcos Arakaki e Rafael Alberto, da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.
09/10/2013 - 14:49O programa Geração, da TV Assembleia, recebe, na edição desta semana, dois integrantes da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais: o maestro Marcos Arakaki e o músico Rafael Alberto. Participam do programa também os alunos do projeto Música nas Escolas, que apresentam uma peça do compositor Henry Purcell.
Assista aos últimos vídeos do programa Geração.
Consulte a sintonia da TV Assembleia na sua cidade.
Marcos Arakaki e Rafael Alberto falam sobre sua formação em música clássica, o cotidiano da orquestra, os ensaios e viagens do grupo. Contam também como funcionam alguns dos projetos da Filarmônica de Minas, como o Festival Tinta Fresca, voltado para novos compositores, o Laboratório de Regência, os Concertos para a Juventude e os Concertos Didáticos.
“Uma parte substancial do nosso trabalho é a difusão da música clássica, não só aqui na Capital, mas também no interior do Estado”, explica Arakaki. “Eu estou com a orquestra há dois anos e meio e já tive a chance de viajar para mais de 20 cidades mineiras. É muito legal este contato com o público, muitas vezes é a primeira oportunidade que as pessoas têm de ouvir uma orquestra ao vivo. E a Filarmônica toca em alto nível no Palácio das Artes, na turnê internacional e também nas praças do interior”, afirma.
Rafael Alberto, chefe do naipe de percussão da Filarmônica, fala de versatilidade e da experiência de tocar objetos inusitados, como uma máquina de escrever. “Eu não consigo nem definir a quantidade de instrumentos de percussão. É uma característica do percussionista abrir o leque e tocar vários instrumentos, até os que não são instrumentos de fato”, explica.
Programação – O Geração vai ao ar no sábado (12), às 19 horas, e será reprisado domingo (13), às12h30, e segunda (14), às 13 horas.