Dublador Mauro Ramos é o convidado do próximo Geração

Programa da TV Assembleia vai ao ar neste sábado (28) e será reprisado domingo (29) e segunda (30).

25/09/2013 - 15:21

O programa Geração, da TV Assembleia, recebe na edição desta semana o dublador carioca Mauro Ramos, a voz do javali Pumba, de O Rei Leão; do ogro Shrek; de Sulley, do filme Monstros S/A; e de muitos outros personagens. Durante o programa, ele fala sobre o início da carreira como ator, o primeiro contato com a profissão de dublador, os personagens que mais gostou de dublar e os maiores desafios que já enfrentou. Participam do programa também os alunos da Escola Estadual Margarida Brochado, que fica no Barreiro, em Belo Horizonte.

Assista aos últimos vídeos do programa Geração.
Consulte a sintonia da TV Assembleia na sua cidade.

Além de trabalhar com animação, Mauro Ramos é o responsável por dublar diversos atores, como Geoffrey Rush, Forest Whitaker, John Goodman, Gary Oldman e Jean Reno. Ele destaca, porém, que há diferenças entre os dois tipos de dublagem. “O desenho animado te dá mais liberdade vocal e de interpretação. Nos outros filmes, é preciso respeitar os limites que foram dados pelo ator na tela e pela condução do diretor. Existe certa limitação, mas é muito estimulante”, conta.

Para ele, a maior parte da população brasileira prefere assistir a filmes dublados, pois se identifica com a língua e a adequação do conteúdo à realidade brasileira. “Eu sou muito preocupado com a adaptação do texto, é uma forma de atrair a pessoa que está assistindo. Para mim, a dublagem tem que fazer sentido para o consumidor”, afirma Mauro, que é também diretor de dublagem, ator, cantor, narrador, redator e locutor.

Reprise – O Geração vai ao ar no sábado (28/9/13), às 19 horas; e será reprisado domingo (29), às12h30; e segunda (30), às 13 horas.