Insulto a Ribeirão das Neves será tema de audiência pública

Comissão de Direitos Humanos debate segunda (23) responsabilidade sobre prática discriminatória em publicação oficial.

20/09/2013 - 11:59

A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza, nesta segunda-feira (23/9/13), a partir das 9h30, no Auditório, audiência pública para discutir denúncia de prática discriminatória e pejorativa contra o município de Ribeirão das Neves e seus cidadãos. A reunião acontecerá atendendo a requerimento dos deputados petistas Durval Ângelo e Rogério Correia.

O que motivou a reunião foi a publicação, na edição do último dia 7 de setembro do Diário Oficial de Minas Gerais, de um edital em que o nome deste município da Região Metropolitana de Belo Horizonte foi trocado por “Ribeirão das Trevas”. O fato foi repudiado pela Prefeitura de Ribeirão das Neves, que recebeu um pedido de desculpas formal da Secretaria de Estado da Educação, supostamente responsável pelo teor do polêmico edital. O órgão prometeu ainda investigar o fato e punir administrativamente os responsáveis.

Paralelamente a essa discussão, os deputados pretendem debater a prevenção da violência como meio de promoção dos direitos humanos naquele município, tendo em vista o estudo de campo realizado pela psicóloga Renata Cristina de Souza Ramos, psicóloga e mestre em Promoção da Saúde e Prevenção da Violência pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), uma das convidadas da comissão para o encontro.

Para embasar os debates, foram convidadas a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Almeida Gazzola, que deve mandar representante. Também foi chamada a prefeita de Ribeirão das Neves, Daniela Corrêa Nogueira Cunha. Os demais convidados são os padres Ângelo Márcio de Paula e José Geraldo de Sousa, respectivamente vigário e administrador da Paróquia Nossa Senhora do Rosário; e, por fim, Michel Marie Le Ven, doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP).