ALMG lança biblioteca digital e novos serviços de informação

Novidade permite acesso a textos integrais de documentos como as edições da Constituição Estadual e do Regimento Interno.

23/09/2013 - 11:05 - Atualizado em 23/09/2013 - 15:52

O Portal da Assembleia conta, desde a semana passada, com três novos serviços criados para facilitar o acesso à informação e à documentação produzidas pela Casa. O primeiro deles é a Biblioteca Digital da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que reúne publicações de interesse do Poder Legislativo, com o objetivo de proporcionar amplo acesso à informação e garantir a segurança e a preservação desses materiais.

É possível ter acesso a textos integrais de milhares de documentos, como as várias edições da Constituição Estadual e do Regimento Interno; os anais da Assembleia; as coletâneas de legislação; além de livros, teses, revistas, relatórios, cartilhas, folhetos e outros materiais produzidos pela ALMG, bem como publicações sobre o Legislativo mineiro editadas por terceiros.

A pesquisa pode ser feita por critérios como autor, título e assunto. Também é possível pesquisar no texto completo das publicações. Alguns documentos têm acesso online restrito por questões de direitos autorais, como artigos de jornais e de periódicos assinados pela ALMG, mas podem ser consultados pessoalmente na biblioteca.

Acervo arquivístico - Juntamente com a Biblioteca Digital, a Gerência-Geral de Documentação e Informação, setor da ALMG que coordena a atividade, lançou uma base de dados que possibilita a pesquisa ao acervo arquivístico da Casa.

O material contém informações sobre os conjuntos documentais produzidos ou recebidos no âmbito do processo legislativo. São dossiês das normas aprovadas pela ALMG e dos projetos que tramitaram no Parlamento mineiro; documentos da IV Assembleia Constituinte; correspondências; processos de emancipação de distritos; entre outros itens.

Constituição multivigente está disponível

Outra novidade é que os textos multivigentes da Constituição Estadual e do Regimento Interno passaram a ser publicados no Portal da ALMG, para download. Entende-se como texto multivigente aquele que contém anotações de todas as modificações sofridas pela norma, possibilitando a comparação entre o texto atual e as versões anteriores.