Risco em ciclovia na Pampulha motiva audiência pública

Objetivo é debater a instalação de blocos de concreto para separar a ciclovia da pista de carros.

23/08/2013 - 13:10

A Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai promover, na terça-feira (27/8/13), às 10 horas, no Plenarinho III, audiência pública com o objetivo de debater a separação, na região da Lagoa da Pampulha, da ciclovia da pista de carros por blocos de concreto. A reunião é realizada por solicitação do deputado Gilberto Abramo (PRB).

De acordo com a assessoria do deputado, a audiência atende a uma solicitação de ciclistas que não concordam com a instalação dos blocos. Os ciclistas alegam que a instalação vai diminuir a largura da ciclovia, que já é considerada estreita, e também pode gerar acidentes. A solicitação dos ciclistas é que a ciclovia seja transformada em ciclofaixa – denominação dada a faixa para ciclistas sem os blocos.

Foram convidados para a audiência o secretário municipal de Esportes e Lazer de Belo Horizonte, Bruno Martuchele de Sales; o diretor-presidente da BHTrans, Ramon Victor Cesar; e a promotora de justiça de Habitação e Urbanismo, Cláudia Ferreira de Souza. Também foram convidados o representante da Liga Mineira de Ciclismo, Demerson Furtado Pulis Gomes; além dos presidentes da Federação Mineira de Ciclismo, Paulo Aquino; da União Ciclística Desportiva de Minas Gerais, Carlos Starling; e da Associação Pró-Civitas dos Bairros São Luís e São José, Juliana Renault Vaz.