Plenário aprova indicações para Igam, Feam e Agência RMBH

As três indicações foram analisadas na Reunião Ordinária realizada nesta quarta-feira (10).

10/07/2013 - 16:18

O Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovou, na tarde desta quarta-feira (10/7/13), a indicação do nome da engenheira civil Marília Carvalho de Melo para o cargo de diretora-geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), com 54 votos favoráveis.

Outros dois nomes também foram aprovados. O primeiro, da engenheira química Zuleika Stela Chiacchio Torquetti para o cargo de presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), teve a aprovação de 57 deputados. O segundo nome, de Gustavo Horta Palhares para o cargo de diretor-geral da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH), foi aprovado por 57 parlamentares, teve um voto contrário e um voto em branco.

Currículos – Marília Carvalho de Melo é engenheira civil e possui mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Escola de Engenharia da UFMG. Ela cursa doutorado desde 2009 na Universidade Federal do Rio de Janeiro, com pesquisa na área de Fiscalização Ambiental. Possui experiência na área de gerenciamento e outorga dos recursos hídricos, atuando, desde 2002, no Igam, na Divisão de Outorga de Direito do Uso dos Recursos Hídricos. Em 2006, tornou-se servidora pública e continuou seus trabalhos nessa divisão. De 2007 a 2011, foi diretora de Monitoramento e Fiscalização Ambiental do Igam e, de 2011 a 2013, atuou como subsecretária de Estado de Controle e Fiscalização Ambiental Integrada. Na área acadêmica, Marília foi professora da Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais (Utramig) e da Escola de Engenharia Kennedy, de 2008 a 2012.

Zuleika Stela Chiacchio Torquetti é formada em Engenharia Química pela UFMG, especialista em Ciências do Ambiente pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e mestre em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela UFMG. Entre 1995 e 2003, atuou como professora na UFMG e, de 2001 a 2002, na PUC. Exerceu também o cargo de técnica da Superintendência de Meio Ambiente da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, antes de ingressar na Feam, em 1989. Na fundação, ela já havia ocupado as funções de analista, gerente, assessora técnica da diretoria e diretora.

Gustavo Horta Palhares é mestre em Administração pela UFMG, pós-graduado em Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas e graduado em Relações Internacionais pela PUC Minas. Possui experiência em gestão pública, tendo atuado desde 2008 em atividades de gestão estratégica no governo. Atualmente é chefe de gabinete na Agência RMBH.

Consulte o resultado da reunião.