Reunião vai discutir limites da Estação Ecológica de Arêdes

Audiência pública da Comissão de Meio Ambiente será realizada na terça (25), às 14h30, no Teatro.

21/06/2013 - 15:05

Debater as alterações de limites da Estação Ecológica de Arêdes, em Itabirito, na Região Central do Estado, e das demais unidades de conservação estaduais. Esse é o objetivo de audiência pública que será realizada na próxima terça-feira (25/6/13), às 14h30, no Teatro, pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

A reunião foi solicitada pelos deputados Célio Moreira (PSDB) e Duarte Bechir (PSD), presidente e vice-presidente da comissão, respectivamente; Ivair Nogueira (PMDB); Dalmo Ribeiro Silva (PSDB); Luzia Ferreira (PPS) e Ulysses Gomes (PT).

De acordo com Célio Moreira, a Lei 19.555, de 2011, autorizou a supressão de alguns hectares da Estação Ecológica de Arêdes para a execução de obras de ligação viária entre os complexos minerários Pico, em Itabirito, e Fábrica, em Ouro Preto (também na Região Central), para restringir o tráfego de minério da BR-040.

Ainda segundo o parlamentar, será discutido também o Projeto de Lei 3.687/13, de autoria do governador, em tramitação na ALMG, que dispõe sobre a alteração dos limites do Parque Estadual da Serra do Papagaio, localizado nos municípios de Aiuruoca, Alagoa, Baependi, Itamonte e Pouso Alto, no Sul de Minas. “A Comissão de Meio Ambiente quer saber qual a metologia aplicada nessas alterações”, diz Célio Moreira.

Convidados - Foram convidados a participar da discussão o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Magalhães; a diretora-geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Marília Carvalho de Melo; o diretor-geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Bertholdino Apolônio Teixeira Júnior; e o promotor de Justiça e coordenador regional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente da Bacia do Rio Grande, Bergson Cardoso Guimarães.

Outros convidados foram o promotor de Justiça e coordenador regional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente das Bacias Rios das Velhas e Paraopeba, Mauro da Fonseca Ellovitch; o diretor de Ferrosos do Sistema Sudeste da Vale S/A, Antônio Daher Padovezi; a superintendente-executiva da Associação Mineira de Defesa do Ambiente (Amda), Maria Dalce Ricas; e o coordenador da ONG Nascente Ambiental, Paulo Maciel Júnior.

E também o prefeito de Aiuruoca e presidente do Consórcio Regional de Ecodesenvolvimento da Serra do Papagaio, Joaquim Mateus de Sene; e os prefeitos de Alagoa, Sebastião Mendes Pinto Neto; de Baependi, Marcelo Faria Pereira; de Itamonte, Ari Pinto Constantino dos Santos; de Pouso Alto, Paulo Manchilha Rangel; e de Itabirito, Alexander Silva Salvador de Oliveira.