Deputados querem discutir as ligações entre turismo e economia criativa

Projeto Minas Criativa será debatido em audiência pública

Deputados vão ouvir secretário de Estado de Turismo sobre projeto de economia criativa, que envolve moda e gastronomia.

12/06/2013 - 17:54

O Projeto Minas Criativa, do Governo do Estado, que envolve os setores de moda e gastronomia, será tema de audiência pública da Comissão de Turismo, Comércio, Indústria e Cooperativismo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Requerimento para realização da audiência foi aprovado na tarde desta terça-feira (12/6/13), em reunião ordinária da comissão, apresentado por seu presidente, deputado Gustavo Perrella (PDT).

O objetivo da audiência pública é ouvir o secretário de Estado de Turismo, Agostinho Patrus Filho, a respeito do projeto em formatação pelo Governo do Estado. A economia criativa envolve diversos setores econômicos que lidam diretamente com criatividade, produção intelectual e inovação, entre eles moda e gastronomia, além de design, arquitetura, artes cênicas e outros.

O autor do requerimento argumenta que esses setores podem se configurar como matéria-prima para o incremento da atividade turística mineira, especialmente do turismo cultural, a partir da oferta diferenciada de produtos turísticos criativos. Por se tratar de um tema novo, há necessidade de quórum especializado para debate, justificou no requerimento.

Em sua justificativa, o parlamentar ainda esclarece que o tema da economia criativa vem sendo tratado com mais atenção nos últimos anos, tornando-se foco de pesquisas de instituições como a Unesco (órgão das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) e o Ministério da Cultura, que recentemente criou a Secretaria da Economia Criativa, configurando-se como possível estratégia de desenvolvimento. Paralelamente, estariam surgindo novas tendências de turismo de consumo, a partir da mudança de postura do turista, que hoje estaria buscando interagir com os destinos selecionados, acelerando o avanço do chamado “turismo de experiência”, que tem por base a oferta de experiências tradicionais.

Consulte resultado da reunião.