Violência sexual contra criança e adolescente será discutida

Realizações e desafios do fórum de enfrentamento a esse tipo de violência são objetivos da reunião nesta quinta (16).

10/05/2013 - 12:14

As realizações do Fórum Interinstitucional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes do Estado de Minas Gerais (FevCamg) serão discutidas, nesta quinta-feira (16/5/13), em audiência pública da Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O fórum é uma instância de articulação e mobilização do poder público e da sociedade civil para o enfrentamento desse problema. A reunião, solicitada pelo deputado André Quintão (PT), será às 13h30, no Teatro da ALMG.

Também serão apresentadas na reunião as realizações do fórum com relação ao controle social e às propostas de emendas populares aprovadas. É objetivo também demonstrar para a sociedade e para o poder público que a violência sexual contra crianças e adolescentes requer um trabalho articulado, com perspectiva de rede, principalmente em grandes eventos.

Visando envolver a sociedade e o poder público na discussão do tema, o fórum promove anualmente uma série de atividades, celebrando em 18 de maio o Dia Nacional de Combate à Violência Sexual contra a Criança e o Adolescente. Além da audiência pública da Comissão de Participação Popular, no dia 17 haverá um abraço ao Mineirão, com concentração na esplanada do estádio, a partir das 9 horas. Já no dia 21 de maio está agendada, na Câmara Municipal de Belo Horizonte (Av. dos Andradas, 3.100), o lançamento da Frente Parlamentar de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Belo Horizonte.

Foram convidados para a reunião na ALMG, os secretários de Estado de Desenvolvimento Social, Cássio Soares; Extraordinário da Copa do Mundo, Tiago Nascimento de Lacerda; de Turismo, Agostinho Patrus Filho; e de Defesa Social, Rômulo de Carvalho Ferraz; o superintendente da Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, desembargador Wagner Wilson Ferreira; o secretário Municipal Extraordinário da Copa do Mundo, Camillo Fraga Reis; a promotora de Justiça e Coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Apoio às Promotorias de Justiça da Infância e Juventude, Andréa Mismotto Carelli; o presidente Interino do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Minas Gerais, Ananias Neves Ferreira; o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Belo Horizonte, Márcia Cristina Alves; e a secretária Executiva da Frente de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Minas Gerais, Renata Vieira.