Além das denúncias, alguns estudantes de medicina da UninCor pediram transferência de universidade

Comissão de Saúde recebe denúncias de alunos da UninCor

Na próxima terça-feira (19), parlamentares vão visitar campus em BH para verificar irregularidades.

13/03/2013 - 11:29

A qualidade do ensino e as condições de instalação da Universidade Vale do Rio Verde (UninCor), campus Belo Horizonte, foram tratadas na reunião desta quarta-feira (13/3/13) da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Os parlamentares receberam alunos do curso de Medicina, que reclamaram da falta de profissionais qualificados e da precária infraestrutura da universidade. Representando os alunos presentes na reunião, Breno Basílio entregou oficialmente um pedido de transferência dos estudantes do 5º período e de parte dos alunos do 6º e 7º períodos do curso de Medicina.

E para conhecer a real situação da UninCor, os parlamentares da Comissão de Saúde e de Educação vão visitar suas instalações, na próxima terça-feira (19), às 10 horas. O deputado Celinho do Sinttrocel (PCdoB), autor do requerimento para a visita, destacou que o objetivo da presença dos deputados na universidade é apurar as irregularidades e verificar o que pode ser melhorado. Os deputados Carlos Mosconi (PSDB) e Pompílio Canavez (PT) também manifestaram apoio à causa e ressaltaram a importância da visita.

Audiências públicas – Durante a reunião, a Comissão de Saúde aprovou três requerimentos para a realização de audiências públicas. Um, do deputado Adelmo Carneiro Leão (PT), é para debate sobre os expressivos aumentos dos casos de dengue no Estado e as ações para prevenir a doença.

Os outros dois requerimentos são da deputada Luzia Ferreira (PPS). O primeiro é de audiência pública para debater a situação do Hospital Regional Professor Osvaldo Franco, em Betim, que suspendeu suas internações após surto da bactéria KPC. Outro requerimento é de reunião para conhecer o programa Mães de Minas e debater as políticas de prevenção e combate à mortalidade materna e infantil.

Conscientização – Também foi aprovado parecer de tuno único do Projeto de Lei (PL) 3.134/12, da deputada Liza Prado (PSB), que institui a Semana de Conscientização, Prevenção e Combate à Verminose no Estado, a ser comemorada, anualmente, na terceira semana após o início do período escolar. O relator, deputado Pompílio Canavez, opinou pela aprovação da proposição na forma do substitutivo nº 1, da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que suprime os dispositivos inconstitucionais, adequando a matéria à técnica legislativa.

Consulte o resultado da reunião.