A nova Mesa da ALMG e quatro parlamentares foram empossados nesta sexta-feira (1º), em Reunião Especial.
Em seu discurso, o governador do Estado abordou a prestação de contas do Executivo.

Assembleia inicia seus trabalhos em 2013

Em Reunião Especial, nesta sexta-feira (1º), foram empossados nova Mesa da Assembleia e quatro outros parlamentares.

01/02/2013 - 12:07 - Atualizado em 01/02/2013 - 17:37

Uma Reunião Solene, que contou com a presença do governador do Estado, Antônio Augusto Anastasia, nesta sexta-feira (1°/2/13), marcou o início dos trabalhos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais em 2013. Com isso foi oficialmente instalada a 3ª Sessão Legislativa da 17ª Legislatura. Na sequência, uma Reunião Especial foi realizada para dar posse à nova Mesa da Assembleia para o biênio 2013/2015, e a quatro novos deputados, dos quais três em substituição a parlamentares eleitos nas últimas eleições municipais.

A nova Mesa da ALMG foi eleita em 5 de dezembro do ano passado. O deputado Dinis Pinheiro (PSDB) foi reconduzido à Presidência do Parlamento mineiro, assim como outros parlamentares que também fizeram parte da Mesa no biênio anterior: os deputados José Henrique (PMDB), 1º-vice-presidente; Dilzon Melo (PTB), 1º-secretário; e Alencar da Silveira Jr. (PDT), que era 2º-secretário e passou ao cargo de 3º-secretário. Os deputados Hely Tarqüínio (PV), 2°-vice-presidente; Adelmo Carneiro Leão (PT), 3°-vice-presidente; e Neider Moreira (PSD), 2°-secretário, passam a compor a Mesa Diretora, que vai dirigir o Parlamento de 1° de fevereiro de 2013 a 31 de janeiro de 2015.

Pronunciamento – Após ser reconduzido à Presidência da Assembleia Legislativa, o deputado Dinis Pinheiro destacou seu sentimento de gratidão pela renovação da confiança dos seus pares. Em sua fala, colocou-se como empregado do povo, no intuito de fazer com que o Parlamento tenha cada vez mais credibilidade institucional diante dos cidadãos mineiros.

Em um rápido balanço de sua gestão, lembrou os instrumentos ágeis de participação da população desenvolvidos pela ALMG no período e a luta para a erradicação da pobreza. “Trouxemos à pauta questões que afligem as famílias e as pessoas, tais como o enfrentamento ao crack, a saúde e a renegociação da dívida dos estados com a União, sem, com isso, descuidar-nos das funções de legislar e fiscalizar as políticas públicas estaduais”, disse.

O presidente da Assembleia elogiou, ainda, a atuação do governador Antônio Anastasia e do vice-governador Alberto Pinto Coelho na gestão estadual. “Reeleição não deve ser repetição do que foi feito, mas trazer avanços. Para isso, temos como meta tornar o Parlamento cada vez mais a casa do povo, em especial dos mais pobres e excluídos”, finalizou.

ALMG recebe novos parlamentares

Na Reunião Especial, foram empossados três novos deputados, que ocupam as vagas abertas pela eleição de parlamentares nos pleitos municipais. O jornalista Mário Henrique Caixa (PCdoB) assume a cadeira antes ocupada pelo novo prefeito de Contagem (RMBH), Carlin Moura, do mesmo partido. O médico e empresário Leonídio Bouças (PMDB) entra na vaga do também representante do PMDB, Bruno Siqueira, que assumiu a Prefeitura de Juiz de Fora (Zona da Mata).
O deputado Rômulo Veneroso (PV) deixou de ser suplente, para ser efetivado na vaga do agora vice-prefeito da Capital, Délio Malheiros (PV). Com isso, o engenheiro e empresário Juarez Távora (PV) toma posse por ter se tornado o primeiro suplente do partido. Ele ocupa a vaga do deputado Agostinho Patrus Filho, que está licenciado, exercendo o cargo de secretário de Estado de Turismo.

A composição da Assembleia já havia sido alterada em dezembro do ano passado, quando assumiram os deputados Cabo Júlio (PMDB), no lugar de Antônio Júlio (PMDB), eleito prefeito de Pará de Minas (Central); e Juninho Araújo (PTB), no lugar de Delvito Alves (PTB), que assumiu a prefeitura de Unaí (Noroeste).

Governador apresenta os resultados de 2012

Na solenidade, o governador do Estado leu a mensagem constitucional em que encaminha à Assembleia a prestação de contas do Poder Executivo no ano de 2012. Em sua fala, Antônio Anastasia destacou que o saldo foi positivo, apesar da crise mundial. Ele anunciou prêmios de reconhecimento da gestão estadual recebidos por Minas Gerais no Brasil e no exterior. Na área social, deu ênfase aos resultados obtidos na área de Educação, que avançou seus programas específicos em todo o Estado. Na saúde, destacou a ampliação do Programa de Saúde da Família e a implantação de novos programa e centros de atendimento. Com relação ao desenvolvimento social, o governador afirmou que a melhoria na qualidade de vida das pessoas foi a grande conquista do ano, por meio de diversos projetos em todo o interior. “Minas foi, por exemplo, o Estado que mais reduziu a mortalidade infantil no País”, comemorou.

Na defesa social, ele lembrou a ampliação do Disque-Denúncia e as ações de prevenção à violência, além de melhorias implantadas no sistema prisional. Sobre a infraestrutura, destacou diversas obras entregues em todo o Estado, com destaque para o Mineirão, que foi finalizado dentro do prazo estipulado. Na mensagem, Anastasia ainda abordou temas como redução das desigualdades sociais, agronegócio, crescimento econômico e sustentabilidade. “As perspectivas para 2013 são animadoras, no que se refere aos investimentos no Estado. Somente para infraestrutura, por exemplo, já estão contratados R$ 9,5 bilhões, que reforçam nosso compromisso de tornar Minas Gerais o melhor Estado para se viver”, concluiu, ao desejar um bom trabalho aos deputados na nova Sessão Legislativa.