Via Justiça discute Central de Flagrantes de BH

Central será responsável por processar prisões em flagrante da comarca. Programa vai ao ar nesta sexta (30).

29/11/2012 - 11:02

A Central de Flagrantes de Belo Horizonte, um aprimoramento da Vara de Inquéritos do Fórum Lafayette que será responsável por processar as prisões em flagrante da comarca, será o foco do programa Via Justiça, da TV Assembleia, que será exibido nesta sexta-feira (31/11/12), às 23h15. Participam do programa a juíza e coordenadora da Central, Maria Luiza Rangel Pires, e o defensor Bruno Miranda Bicalho de Almeida, da Defensoria Pública de Urgências Criminais.

Todos os autos de flagrante delito lavrados em delegacias de polícia de Belo Horizonte serão entregues e avaliados na Central, onde o juiz poderá convocar imediatamente o acusado para uma audiência e decidir se ele continua preso. Isso permitirá maior eficiência na assistência ao indivíduo e na garantia de seus direitos constitucionais. A nova rotina de trabalho vai agilizar os procedimentos, proporcionar economia de recursos e propiciar a abordagem de técnicos que atuam em programas sociais.

“A importância da Central está na comunhão de forças entre Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Defesa Social e das polícias, para que todos juntos, no mesmo espaço físico, consigam apreciar e deliberar de forma mais rápida e qualificada sobre as liberdades provisórias”, explica a juíza Maria Luiza Rangel Pires. “É um marco importantíssimo. Vamos poder sentir o que realmente aconteceu, debater, para o magistrado chegar à conclusão mais justa sobre cada caso”, completa o defensor Bruno Miranda Bicalho de Almeida.

Inaugurada em 24 de outubro deste ano, a Central de Flagrantes fica na rua Além Paraíba, 31, bairro Lagoinha, e começa a funcionar no início de dezembro, de segunda a sexta-feira, de 8 às 18 horas.

Reprises – O Via Justiça será reapresentado no sábado (1°/12), às 16h30; no domingo (2), às 22h30; e na segunda-feira (3), às 8h30. O programa é uma parceria da TV Assembleia com a Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis).

Em Belo Horizonte, a TV Assembleia é transmitida pelo canal 11 da TV a cabo e pelos canais abertos 35 (UHF) e 61.2 (digital).

Consulte a sintonia da TV Assembleia em sua cidade.