Aumento da criminalidade na Pampulha é tema de audiência

O crescimento do fluxo de veículos e de pessoas nos bairros da região seria uma das causas do problema.

19/10/2012 - 16:34

A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais realiza, nesta terça-feira (23/10/12), às 9h30, no Auditório, audiência pública para debater ações de prevenção contra a criminalidade em bairros da regional Pampulha. Dentre as medidas, o autor do requerimento, deputado Sargento Rodrigues (PDT), propõe a criação de um batalhão da Polícia Militar para atender a região.

Em sua justificativa, o deputado explicou que o fluxo de pessoas e veículos aumentou bastante na área, o que modificou, sobretudo, o perfil de bairros como o Bandeirantes, São Luiz, São José, Castelo e Outro Preto. De acordo com o requerimento, esse fato provocou também um maior número de ocorrências criminais como a “saidinha de banco” e assalto a transeuntes, residências e estabelecimentos comerciais.

Para o parlamentar, a reconfiguração da região foi ocasionada por diversos empreendimentos imobiliários, pela reinauguração do Mineirão, ampliação da infraestrutura da Universidade Federal de Minas Gerais, dentre outros. “Todos esses fatores já ocasionaram aumento significativo da criminalidade. O Batalhão Pampulha seria a garantia da permanência do efetivo e das viaturas na região, além de outras estratégias de policiamento”, conclui Rodrigues.

Convidados – Foram convidados a participar o Comandante-Geral da Polícia Militar de Minas Gerais, Márcio Martins Sant'Ana; o Chefe da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais, Cylton Brandão da Matta; o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros do Estado de Minas Gerais, Sílvio Antonio de Oliveira Melo; o Presidente Interino do Conselho Comunitário de Segurança Pública/Aisp23, Modesto Marçal; o Presidente da Associação Pró-Civitas dos Bairros São Luís e São José, Juliana Renault Vaz; o Presidente da Associação dos Amigos da Pampulha, Flávio Marcus Ribeiro de Campos; o Presidente da Associação Pró-Interesses do Bairro Bandeirantes, Ronan Horta e o Diretor da Associação Pró-Interesses do Bairro Bandeirantes, Benjamin Alves Rabello Filho.