ALMG promove etapa final do Parlamento Jovem de Minas 2012
Nos dias 28 e 29 de junho, estudantes de 15 municípios se reúnem na Capital e votam propostas sobre Educação Cidadã.
25/06/2012 - 16:16A Assembleia Legislativa de Minas Gerais realiza nesta semana a última etapa da edição 2012 do projeto Parlamento Jovem de Minas. Na quinta e na sexta-feira, dias 28 e 29 de junho, 105 estudantes do ensino médio estarão em Belo Horizonte, representando os 15 municípios mineiros que atuaram na primeira etapa do projeto. Coordenada pelas câmaras municipais, a etapa municipal promoveu a capacitação e preparação dos jovens para elaborar, debater, fazer escolhas e votar propostas de ação para o Poder Público em torno do tema Educação Cidadã.
As 45 propostas aprovadas na etapa municipal estão relacionadas aos três subtemas dessa edição: Participação coletiva no espaço da escola; Função das redes virtuais na formação cidadã; e Diversidade cultural: gênero, sexualidade e etnia. O conjunto das propostas, enviado à ALMG pelos municípios no início de junho, compõe o documento base desta edição, que será apreciado na sessão final da etapa estadual do projeto, na sexta-feira (29), a partir das 14 horas, no Plenário da ALMG.
Grupos de trabalho – Na quinta-feira (28), no Sesc-Venda Nova, os jovens vão se reunir em grupos de trabalho para discutir o documento base e selecionar, entre as 45 propostas, cinco de cada subtema para serem apreciadas na sessão final. As propostas aprovadas em Plenário vão compor o documento final do Parlamento Jovem de Minas 2012, que será entregue à Comissão de Participação Popular da ALMG para avaliação e encaminhamentos.
O Parlamento Jovem de Minas 2012 é uma parceria entre a ALMG, por meio da Escola do Legislativo, e o departamento de Ciências Sociais da PUC-Minas. Nesta edição, participaram as Câmaras Municipais de Belo Horizonte, Carandaí, Espera Feliz, Iturama, João Monlevade, Juiz de Fora, Leopoldina, Montes Claros, Nova Serrana, Ouro Preto, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Santos Dumont, Viçosa e Visconde do Rio Branco.
Educação Cidadã foi o tema orientador da edição 2012
O Parlamento Jovem de Minas 2012 mobilizou, durante quatro meses, 880 alunos do ensino médio de 76 escolas das redes pública e privada das 15 cidades participantes. Foram feitas ações de capacitação dirigidas aos estudantes, oficinas de estudo e de trabalho, debates e uma sessão de encerramento, na sede de cada Legislativo municipal, para apreciação e votação das propostas sobre o tema Educação Cidadã, encaminhadas à ALMG para a etapa estaudal.
Com o objetivo de organizar a discussão em temáticas acessíveis aos jovens, foram definidos três subtemas, em torno dos quais as atividades foram desenvolvidas. O primeiro subtema abordou as possibilidades da “Participação coletiva no espaço da escola”. A escolha dessa abordagem teve o intuito de promover, junto aos participantes, uma reflexão sobre os desafios da gestão democrática da educação e de identificar propostas de ação que possam contribuir para ampliar a participação dos cidadãos na construção do espaço escolar.
O segundo subtema buscou propiciar uma reflexão sobre o uso das redes virtuais no cotidiano das pessoas, em especial no ambiente escolar, e suas interfaces com a expansão da cidadania.
O terceiro subtema trouxe para a discussão assuntos atuais, polêmicos e fundamentais para a formação dos jovens, relacionados à diversidade cultural. Foram destacados três aspectos da diversidade cultural que afetam diretamente o cotidiano dos jovens: diversidade de gênero, sexualidade e etnia.
Espaços na escola são o foco das propostas
A Assembleia recebeu, no início deste mês, os documentos aprovados na etapa municipal do Parlamento Jovem. O incentivo à criação e à implantação de um espaço, dentro da escola, de representação dos estudantes; integração desse espaço com outras instâncias coletivas da comunidade escolar; criação de programas para interlocução da escola com a comunidade local são as temáticas abordadas do subtema Participação coletiva no espaço da escola.
A inclusão digital é o foco das propostas enviadas pelas câmaras municipais, relativas ao subtema Função das redes virtuais na formação cidadã. Sobre o tema Diversidade cultural: gênero, sexualidade e etnia, as sugestões foram de ações de prestação de informações, orientações e de capacitação, em dinâmicas que promovam o debate e a integração da comunidade escolar. As propostas serão na Plenária Final.