Memória e Poder narra a trajetória de Aristoteles Atheniense
Programa, da TV Assembleia, será exibido neste sábado (23), às 20 horas.
20/06/2012 - 17:19O programa Memória e Poder desta semana apresenta a trajetória do jurista Aristoteles Atheniense. Ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seção Minas Gerais, por dois mandatos (1979-1983), Aristoteles é conhecido, principalmente, pela atuação como orador nos maiores tribunais do País, o Superior Tribunal de Justiça e o Supremo Tribunal Federal. O programa vai ao ar neste sábado (23/6/12), às 20 horas, pela TV Assembleia.
O advogado fala dos anos à frente da OAB, na época do regime militar. Aristoteles atuou na defesa de vários presos políticos e lembra ainda dos atentados a bomba contra a Ordem dos Advogados no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte. Por 20 anos, dedicou-se ao ensino do Direito, ocupando uma cadeira como professor da Pontifícia Universidade Católica na Capital mineira.
Aristoteles conta, ainda, sobre a participação da OAB na redemocratização do Brasil e a luta da instituição pela ética na política, tendo como marco a atuação dos advogados no impeachment do ex-presidente da República, Fernando Collor de Mello, em 1992. Além disso, o jurista faz uma análise do Poder Judiciário, apontando falhas e soluções para problemas atuais e antigos, como a morosidade dos processos.
Reprises – O Memória e Poder será reapresentado neste domingo (24), às 15h30; na segunda-feira (25), à meia-noite; na terça-feira (26), às 21 horas; e na quarta-feira (27), ao meio-dia.
A TV Assembleia é transmitida, em Belo Horizonte, pelo canal 11 da TV a cabo e pelo canal 35 UHF.
Consulte a sintonia da TV Assembleia em sua cidade.