Os deputados Délio Malheiros e Duílio de Castro foram conhecer as obras do BRT
Obras do BRT na Avenida Antônio Carlos, nas proximidades do Viaduto São Francisco
Obras do BRT na Avenida Pedro I, nas imediações da Barragem da Pampulha
A Avenida Santos Dumont, no Centro, também passa por obras
Obras do BRT na Avenida Cristiano Machado, no Bairro União

Segurança dos usuários preocupa nas obras do BRT

Visita da Comissão de Defesa do Consumidor constatou que faltam passarelas para o acesso às estações do novo sistema.

31/05/2012 - 12:52

A segurança dos usuários do novo sistema de transporte BRT, que está sendo implantado na Capital, preocupou os deputados da Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em visita realizada às obras na manhã desta quinta-feira (31/5/12). Os parlamentares percorreram quatro pontos onde serão instaladas as estações, e constataram que não estão previstas construções de passarelas ou túneis para o acesso dos passageiros às margens das avenidas por onde o novo transporte vai circular.

De acordo com autor do requerimento para a visita, deputado Délio Malheiros (PV), o projeto da Sudecap descreve que o acesso dos usuários será feito pela própria via, o que provocará a implantação de 25 novos semáforos em todo o trajeto. Para ele, haverá ganho de tempo de mobilidade com o BRT, mas o trânsito das vias laterais, que deveria ser expresso, ficará mais lento. “Os sinais vão parar o trânsito e as pessoas vão correr riscos ao atravessar as avenidas. Este projeto terá que ser revisto”, alertou. Ele questionou, ainda, quem vai adquirir os ônibus que serão utilizado no BRT. “Se for a Prefeitura, é preciso agilizar as licitações. Caso seja a iniciativa privada, temos que conhecer quais são empresas envolvidas”, ponderou. O deputado Duílio de Castro (PMN) também se disse preocupado com a segurança dos usuários e considerou que as obras parecem estar sendo feitas a "toque de caixa".

Trajeto – A visita foi iniciada na Avenida Santos Dumont, na Região Central; passou pela Avenida Antônio Carlos, na descida próxima ao Viaduto São Francisco; conheceu as obras de duplicação da avenida Dom Pedro I, no viaduto da Barragem da Pampulha; e foi concluída na Avenida Cristiano Machado, próximo ao hotel Ouro Minas. Representantes da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) acompanharam a comissão.

Sudecap garante que projeto é eficaz

O engenheiro responsável pelo trecho da Avenida Antônio Carlos, que liga o complexo da Lagoinha e a Avenida Santa Rosa, próximo ao Aeroporto da Pampulha, Marcelo Aguiar, apresentou o projeto de implantação do BRT, e disse que o que está sendo feito já existe em diversas cidades do mundo. Segundo ele, pesquisas realizadas pela PBH garantem que o novo sistema irá desafogar o trânsito e trará segurança aos usuários. “Entregaremos a obra no final do mês de julho e a mobilidade urbana da Capital vai melhorar para todos”, disse.

A arquiteta coordenadora do trecho que compreende a Avenida Santos Dumont, Denise Alvarenga, também defendeu que os investimentos no BRT trarão benefícios para a população, com a melhoria do trânsito e o conforto no transporte público da Capital. As obras na Região Central, segundo ela, deverão ser entregues em meados de outubro.

Comércio – Na primeira parte da visita, os deputados foram procurados por comerciantes instalados na Avenida Santos Dumont, que denunciaram falta de segurança e prejuízos trazidos pelas obras. Representantes de associações de lojistas afirmaram que muitos já foram assaltados durante a noite, quando a iluminação é precária, e estão indo à falência com a dificuldade de acesso da população ao comércio. Para solucionar o problema, o deputado Délio Malheiros garantiu que vai realizar uma audiência pública com o objetivo de cobrar da PBH uma solução rápida para o problema. “Não podemos permitir que se repita aqui o que foi feito na Savassi. Os comerciantes são contribuintes e precisam ter benefícios que, pelo menos, minimizem o prejuízo, tais como isenção de IPTU e outros impostos”, salientou.

Ao final, o parlamentar disse que a comissão vai continuar fiscalizando as obras do BRT, e que espera uma resposta da PBH para a questão da segurança e da acessibilidade dos usuários ao longo dos trechos que vão receber o novo sistema de transporte.