Encontro regional do Siga Viva chega a Valadares

Governador Valadares recebe debate sobre o trânsito

Segundo encontro regional vai focar a questão da violência, da segurança e do atendimento a vítimas.

30/05/2012 - 16:32

Na próxima terça-feira (5/6/12), a Assembleia Legislativa de Minas Gerais realiza, em Governador Valadares (Rio Doce), o segundo encontro regional do Ciclo de Debates Siga Vivo: pelo fim da violência no trânsito. O encontro acontece no Teatro Atiaia (Avenida Brasil, 2920, Centro), a partir das 08h30, e terá como focos temáticos a violência, o atendimento às vítimas e a segurança no trânsito.

O ciclo é fruto de parceria da ALMG com mais de 50 entidades que lidam com a questão do trânsito e conta com cinco comissões permanentes da ALMG engajadas em sua realização: Segurança Pública, Saúde, Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Educação, Ciência e Tecnologia e Transporte, Comunicação e Obras Públicas.

Inscrições podem ser feitas no evento

Além de Governador Valadares, o ciclo englobará encontros regionais: Poços de Caldas (Sul), em 13/6; Montes Claros (Norte), em 15/6; Uberlândia (Triângulo Mineiro), em 22/6; Juiz de Fora (Zona da Mata), em 25/6; Ibiá (Alto Paranaíba), em 26/6; Divinópolis (Centro-Oeste), em 28/6. O último debate será realizado em Belo Horizonte, na Assembleia, em 5/7.

No dia do evento, agentes do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) estarão nas principais ruas da cidade fazendo blitzes educativas e convidando os motoristas a participarem dos debates.

Durante os painéis e a mesa redonda, os participantes poderão apresentar por escrito sugestões e propostas relacionadas aos temas. As inscrições poderão ser feitas pela internet e no teatro, no dia do encontro. Mais informações pelo telefone (31) 2108-7800, das 7h30 às 19h.

Confira a programação completa:

8h30 – Credenciamento

9 horas – Abertura

9h30 – Painel: Realidade da Violência no Trânsito e do Atendimento às Vítimas de Acidentes

  • Coordenador: Deputado Adalclever Lopes – Presidente da Comissão de Transportes, Comunicação e Obras Públicas
  • Inspetor Fernando César Ribeiro Cabral – Chefe da Delegacia de Caratinga da Polícia Rodoviária Federal
  • Major PM Sérgio Lopes Duarte – Comandante da 8ª Companhia Independente de Meio Ambiente e Trânsito da Polícia Militar de Minas Gerais
  • Marco Rodrigo Rios Bertolacini – Diretor de Trânsito, Transportes e Sistema Viário da Prefeitura Municipal de Governador Valadares
  • Tenente-Coronel Edson Alves Franco – Diretor de Ensino do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais
  • Representante da Secretaria Municipal de Saúde de Governador Valadares


11 horas – Debates

12 horas – Intervalo

14 horas – Mesa Redonda: Por uma Maior Segurança no Trânsito

  • Deputado Coordenador
  • Chan Kou Wha – Professor do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET-MG
  • Rosely Fantoni – Gerente de Educação para o Trânsito do Departamento de Estradas de Rodagem – DER-MG
  • Roberta Torres – Consultora na área de educação para o trânsito; autora do livro "Campanhas Educativas de Trânsito: uma metodologia de classificação", vencedor de prêmio do Denatran
  • Maria de Lourdes Barreto Silva – Presidente do Instituto Transito Seguro, de Ipatinga; parente de vítima de acidente de trânsito
  • Representante de associação do setor de transportes
  • Representante de associação de motociclistas


16 horas – Debates

17 horas – Encerramento