O presidente da Federação Israelita de Minas, Marcos Brafman, recebeu placa comemorativa dos deputados Paulo Guedes e João Leite

ALMG destaca importância da aproximação entre Minas e Israel

Reunião Especial celebrou o aniversário de 64 anos da independência do país.

21/05/2012 - 23:21

“Devemos nos inspirar em Israel e buscar o conhecimento e a experiência para socorrer o nosso abandonado semiárido, que reúne 1.133 municípios, de 11 estados, onde vivem 27 milhões de brasileiros”, destacou o deputado João Leite (PSDB), durante Reunião Especial de Plenário que homenageou os 64 anos de independência do Estado de Israel. A homenagem aconteceu nesta segunda-feira (21/5/12), por solicitação do parlamentar, que lembrou que neste momento algumas regiões de Minas Gerais sofrem com a seca, e que a tecnologia agrícola desenvolvida em Israel pode contribuir para minimizar o problema.

“O desenvolvimento agrícola em Israel surgiu da necessidade de produzir alimentos com poucos recursos naturais. Um dos principais desafios contemporâneos é produzir mais, em menos espaço e com pouca água”, disse. O parlamentar lembrou que Israel exporta agrotecnologia, tendo criado eficazes sistemas de dessalinização da água do mar e soluções para tratamento de água de esgoto para uso em irrigação. “Muitos dos problemas enfrentados pelas comunidades que vivem no semiárido brasileiro poderiam ser resolvidos se fosse levado água até elas”, reiterou, afirmando que a sofisticada tecnologia de irrigação israelense tem muito a ensinar aos mineiros. “A aproximação entre o Governo de Minas e o Estado de Israel deve ser ampliada”, ressaltou.

O deputado Doutor Viana (DEM), que presidiu a solenidade, lembrou que a sessão da ONU que decidiu pela criação do Estado de Israel foi presidida pelo diplomata brasileiro Osvaldo Aranha. “Israel é um jovem país, que possui uma longa história de sofrimento, sacrifício e superação. É a história do retorno do povo judeu à terra onde sua identidade cultural, religiosa e nacional se formou”, disse, destacando que “essa forte identidade, que os muitos anos de exílio não conseguiram destruir, foi a base para a construção de um país fundado em nossos mais caros valores: a liberdade e a democracia”.

As semelhanças entre Israel e o Brasil, no compromisso com o aprimoramento da democracia e na tradição de receptividade, por serem nações formadas por imigrantes, também foram ressaltadas por Doutor Viana. O parlamentar destacou, ainda, o atual momento político vivido pela nação israelense. “O primeiro ministro Benjamin Netanyahu fechou um acordo com o Kadima, que até então era o principal partido de oposição, e garantiu o controle do Parlamento, dando origem a um dos maiores governos de união da história do País. Espero que essa nova conjuntura política possibilite maior cooperação interna nos assuntos relacionados ao Irã e permita a retomada dos diálogos de paz”, afirmou.

Declarando-se emocionado com a homenagem prestada pela ALMG, o embaixador de Israel no Brasil, Raphael Eldad, afirmou que a solenidade foi uma mostra da amizade entre o povo de Minas Gerais e Israel. “Minas é um Estado rico, cheio de possibilidades. Podemos, juntos, seguir na nossa missão de criar melhores condições de vida para os dois povos”, disse. O embaixador afirmou que o aniversário de independência de Israel representa um sonho para judeus no mundo inteiro e para grande parte da humanidade. “Trata-se de um povo que foi expulso de sua terra há dois mil anos e que, durante tantas gerações, foi discriminado, perseguido e massacrado. Mas, depois, teve a oportunidade de estabelecer sua soberania e criar um Estado, uma casa”, ressaltou.

Apesar de enfrentar inúmeras dificuldades, Israel, de acordo com o embaixador, desenvolveu-se como uma nação modelo para muitos países. “Por isso, este é um momento de orgulho e de muita alegria, que só não é completa porque ainda temos muitos obstáculos a enfrentar. O maior deles: viver em paz, como qualquer outra nação, sem ameaças”, concluiu.

O modelo de nação que Israel se tornou, e os desafios que ainda enfrenta para alcançar a paz, também foram destacados pelo presidente da Federação Israelita do Estado de Minas Gerais, Marcos Brafman. “Israel tem um destaque desproporcional ao seu tempo de existência, à sua população e ao seu tamanho geográfico. É hoje o país do mundo com o maior número de prêmios Nobel per capita. Isso porque ali concentrou-se a genialidade do povo judeu e a necessidade, mas também porque nosso povo possui o preceito de trabalhar em prol do desenvolvimento da humanidade”, afirmou, acrescentando que a comunidade judaica de Minas Gerais está pronta para colaborar no enfrentamento dos desafios vividos hoje pelo semiárido mineiro.

Durante a cerimônia, Brafman recebeu, das mãos dos deputados João Leite e Doutor Viana, uma placa alusiva à homenagem, que contou com apresentação de dança israelita e interpretação de canções judaicas tradicionais, entoadas pelo coral infanto-juvenil da Escola Theodor Herzl. Várias autoridades e membros da comunidade judaica prestigiaram a cerimônia, entre eles o cônsul honorário de Israel em Minas Gerais, Sílvio Musman, e os vereadores Heleno Abreu (PHS) e Pablito (PTC).

História – A independência de Israel, país situado na Ásia Ocidental, às margens do Mar Mediterrâneo, foi proclamada em 14 de maio de 1948. A criação do Estado, após três décadas de domínio britânico, foi baseada em resolução aprovada no ano anterior pela Organização das Nações Unidas (ONU). O então território da Palestina foi dividido em dois estados: um árabe e um judeu. Após a guerra entre o os dois povos, parte dos territórios árabes foram absorvidos por Israel.

Nos primeiros quatro meses de independência, chegaram ao país cerca de 50 mil imigrantes judeus, em sua maioria sobreviventes do Holocausto. No final de 1951, haviam chegado cerca de 687 mil pessoas, dentre as quais 300 mil refugiados de países árabes. Cerca de 40% dos judeus do mundo vivem hoje em Israel.