Atividades do Expresso despertaram os jovens sobre a importância do voto
Daiane Martins, de 17 anos, quer garantir uma vida melhor para sua filha, de apenas 10 meses
Centenas de alunos de escolas estaduais participam do projeto em Poços de Caldas

Voto divide opiniões de adolescentes em Poços de Caldas

Está na cidade o Expresso Cidadania, projeto da ALMG que tem o objetivo de despertar a consciência política dos jovens.

24/04/2012 - 14:40

Interessados ou não em votar nas eleições deste ano, os estudantes de 16 e 17 anos de Poços de Caldas (Sul de Minas) tiveram a oportunidade de apresentar seus argumentos em encontros realizados nesta terça-feira (24/4/12) pelo Expresso Cidadania, projeto da Assembleia Legislativa de Minas Gerais para a conscientização política dos adolescentes. A iniciativa é uma parceria da Assembleia com o Tribunal Regional Eleitoral e a Secretaria de Estado de Educação, que permite aos jovens tirar o título de eleitor e participar de diversas atividades relacionadas à educação para a cidadania.

Foram 112 títulos eleitorais emitidos apenas na manhã desta terça, com adolescentes mostrando motivações de quem já vive problemas de adultos. Daiane Cristina Martins, de 17 anos, estudante da Escola Estadual Edmundo Cardillo, se preocupa em garantir uma vida melhor para sua filha, de apenas 10 meses. Ela diz que seu principal critério para escolher um candidato a prefeito este ano será a saúde. “Ontem fui levar minha filha à Policlínica e tinha uma fila muito grande, estava muito lotado. Ela estava com febre e tive que ir a outro lugar. Fiquei preocupada”, afirmou a jovem mãe, logo após receber seu título eleitoral.

Da mesma idade, Isabelle dos Santos diz que já estava ansiosa por votar desde os 12 anos de idade, uma vez que sua tia sempre falou muito sobre política em casa. O voto, no entanto, não conquista a todos. Para Bruno Gabriel Roque, de 17 anos, também da Escola Edmundo Cardillo, o voto facultativo aos 16 anos só foi aprovado porque interessa aos políticos. “Tanto que não podemos entrar em uma casa noturna ou dirigir, que são coisas que interessam muito mais aos jovens. Não vou votar”, afirmou o estudante.

Crack – Na manhã desta terça, participaram das atividades do Expresso Cidadania 341 estudantes, das Escolas Estaduais Edmundo Gouvea Cardillo, João Eugênio Almeida e Francisco Escobar. Eles participaram de oficinas de vídeo, fotografia, música e texto, assistiram a uma apresentação teatral e discutiram o problema do consumo de drogas, especialmente o crack, questão destacada pelo presidente da Assembleia, deputado Dinis Pinheiro (PSDB).

“Ontem o Parlamento realizou a primeira audiência pública da Comissão Especial para o Enfrentamento do Crack. O Expresso Cidadania tem debatido esse tema que, para mim, é o grande drama que estamos vivenciando”, afirmou o presidente da ALMG. Ele também fez uma convocação aos jovens para que assumam um papel de protagonistas na transformação da sociedade. Recado parecido veio do juiz eleitoral Carlos Alberto Pereira da Silva: “Tudo que vocês vivem hoje é resultado do voto de outros, que vieram antes”, afirmou o magistrado. Também compareceram à reunião do Expresso em Poços de Caldas os deputados Antônio Carlos Arantes (PSC), Doutor Viana (DEM) e Gustavo Corrêa (DEM).

As atividades do Expresso Cidadania se repetem nesta quarta-feira (25) pela manhã, no Ginásio Poliesportivo Arthur de Mendonça Chaves (Travessa Santa Cruz, nº 149, no Complexo Santa Cruz). Participam estudantes das Escolas Estaduais Edmundo Gouvea Cardillo, Francisco Escobar e Professora Cleusa Lovato Caliari.

No Expresso Cidadania, além de poderem obter seu título eleitoral, os estudantes assistem a palestras sobre participação política e a uma apresentação da Companhia Malarrumada de Teatro, que trata o assunto de uma maneira descontraída. Em seguida, os estudantes são divididos em grupos e participam de oficinas de produção de textos, de imagens e de som e também de expressão corporal. Jingles, músicas, vídeos, fotografias e outros trabalhos dos alunos produzidos nessas oficinas são postados no blog do Expresso Cidadania. No Caleidoscópio, os alunos usam uma urna eletrônica para escolher entre duas propostas de enfrentamento às drogas.

Roteiro – O Expresso já esteve em Juiz de Fora (Zona da Mata – dias 15 e 16/3), Divinópolis (Centro-Oeste – dias 19 e 20/3), Patos de Minas (Alto Paranaíba – 22/3), Uberaba (Triângulo – dias 26 e 27/3), Paracatu (Noroeste – dias 29 e 30/3), Diamantina (Central – dias 9 e 10/4), Montes Claros (Norte – 12 e 13/4), Teófilo Otoni (Mucuri – 16 e 17/4) e Ipatinga (Rio Doce – 19 e 20/4). Também foram atendidos, em novembro de 2011, quando teve início a edição atual do projeto, alunos dos municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte. A última cidade visitada pelo Expresso Cidadania será Governador Valadares (Rio Doce), em 27/4/12.

A primeira edição do Expresso Cidadania foi em 2008 e teve a participação de 19 mil estudantes nas atividades promovidas nas 72 escolas dos 17 municípios visitados. Mais de 4,5 mil títulos de eleitor foram emitidos pelo TRE. Na segunda edição, que ocorreu em 2010, a caravana visitou 73 escolas de 15 municípios mineiros. Cerca de 13 mil estudantes participaram das atividades e mais de 4 mil títulos foram emitidos.

Eleitorado – De acordo com pesquisa do TRE de março de 2012, o Estado possui aproximadamente 14,7 milhões de eleitores. Desse total, cerca de 193 mil, ou seja, 1,3% são jovens na faixa etária de 16 e 17 anos. Em Poços de Caldas, no mesmo mês, estavam registrados 108.704 eleitores. Destes, apenas 704 tinham 16 ou 17 anos de idade.