Projeto chega a Governador Valadares nesta sexta (27)

Valadares é a última cidade a receber o Expresso Cidadania

Após percorrer dez cidades do interior, projeto encerra sua temporada 2012 nesta sexta-feira (27).

24/04/2012 - 13:47

Depois de passar por Belo Horizonte e dez cidades do interior do Estado, a caravana do Expresso Cidadania 2012 chega, nesta sexta-feira (27/4/12), ao último município do roteiro, Governador Valadares (Rio Doce), para mobilizar estudantes em atividades que visam à conscientização política. Voltado para alunos da rede estadual, o projeto é promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e a Secretaria de Estado de Educação, com o objetivo de estimular jovens com idade entre 16 e 17 anos à participação política e ao voto consciente.

As atividades serão realizadas no Sesc de Governador Valadares (Av. Veneza, 877, Grã Duquesa), em duas sessões na sexta-feira: das 8 às 12 horas e das 19 às 21 horas. Vão participar estudantes das escolas estaduais Abílio Rodrigues Patto, Alexandre Peixoto e Israel Pinheiro. O evento também é uma oportunidade para os adolescentes tirarem o título de eleitor.

Em cada encontro do Expresso Cidadania, os alunos assistem a palestras sobre participação política, voto consciente, democracia e outros temas, além de uma apresentação da Companhia Malarrumada de Teatro, que trata o assunto de maneira descontraída. Em seguida, os estudantes participam de oficinas de produção de textos, de imagens, de som e também de expressão corporal. Jingles, músicas, vídeos, fotografias e outros trabalhos dos alunos produzidos nessas oficinas são postados no blog do Expresso Cidadania, permitindo aos jovens acompanhar o projeto e compartilhar experiências.

Outra atividade desenvolvida é o Caleidoscópio, espaço multimídia em que os estudantes recebem informações sobre o tema “Drogas – políticas de enfrentamento ao crack”. Um debate é realizado e, em seguida, acontece uma votação em urna eletrônica cedida pelo TRE, momento em que os jovens optam por uma política de combate às drogas entre duas propostas apresentadas. A atividade incentiva o uso da urna e a reflexão sobre a participação na política e o voto consciente.

Cidades – O Expresso já esteve em Juiz de Fora (Zona da Mata, dias 15 e 16/3), Divinópolis (Centro-Oeste, dias 19 e 20/3), Patos de Minas (Alto Paranaíba, 22/3), Uberaba (Triângulo, dias 26 e 27/3), Paracatu (Noroeste, dias 29 e 30/3), Diamantina (Central, dias 9 e 10/4), Montes Claros (Norte, 12 e 13/4), Teófilo Otoni (Mucuri, 16 e 17/4), Ipatinga (Rio Doce, 19 e 20/4) e Poços de Caldas (Sul, dias 24 e 25). Também foram atendidos, em novembro de 2011, quanto teve início a edição atual do projeto, alunos dos municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Dados do eleitorado – De acordo com pesquisa do TRE de março de 2012, o Estado possui aproximadamente 14,7 milhões de eleitores. Desse total, cerca de 193 mil, ou seja, 1,3% são jovens na faixa etária de 16 e 17 anos. Em Governador Valadares, no mesmo mês, estavam registrados 196.329 eleitores. Destes, apenas 3.055, ou 3%, tinham 16 ou 17 anos de idade.

Histórico do projeto – Pesquisas apontam que, no período de 1989 a 1993, houve um crescente interesse da juventude pelas questões democráticas. Atualmente, no entanto, a participação dos jovens no processo eleitoral não cresce como se esperava. Foi com base nesse diagnóstico que a ALMG idealizou o Expresso Cidadania, evento que é promovido a cada dois anos.

Além de incentivar a participação política e o voto consciente dos jovens, também são metas do projeto promover o cadastramento eleitoral; envolver instituições e profissionais da educação nas discussões sobre política; oferecer informações sobre o sistema eleitoral brasileiro, a participação política, a estrutura e o funcionamento do Poder Legislativo estadual; e promover a aproximação entre a Assembleia Legislativa e a sociedade.

A primeira edição do Expresso Cidadania foi em 2008 e teve a participação de 19 mil estudantes nas atividades promovidas nas 72 escolas dos 17 municípios visitados. Mais de 4,5 mil títulos de eleitor foram emitidos pelo TRE. Na segunda edição, que ocorreu em 2010, a caravana visitou 73 escolas de 15 municípios mineiros. Cerca de 13 mil estudantes participaram das atividades e mais de 4 mil títulos foram emitidos.