Comissão discute condições de saúde e acidentes no trabalho
Reunião será nesta quinta-feira (26), às 14 horas, no Plenarinho IV.
25/04/2012 - 11:48As condições de saúde dos trabalhadores, especialmente os crescentes índices de acidentes de trabalhos, serão debatidos, nesta quinta-feira (26/4/12), em audiência pública da Comissão do Trabalho, da Previdência e da Ação Social da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A pedido do deputado Celinho do Sinttrocel (PCdoB), a reunião está marcada para as 14 horas, no Plenarinho IV.
Na justificativa do seu requerimento, o deputado Celinho do Sinttrocel lembra que a Organização Internacional do Trabalho (OIT) adotou o 28 de abril como o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho e, desde 2005, a data faz parte do calendário oficial brasileiro. Desta forma, salienta para importância do debate sobre as condições de saúde do trabalhador mineiro. "Nesta data, além de denunciar a precariedade e o abandono a que os trabalhadores estão expostos, principalmente em relação à saúde e à segurança no trabalho, é preciso incorporar a redução da jornada de trabalho", ressaltou, ao comentar que a redução da jornada diminui o tempo de exposição dos trabalhadores a fatores de risco.
Convidados – Foram convidados o procurador-Chefe do Trabalho em Minas Gerais, Helder Santos Amorim; o superintendente Regional do Trabalho e Emprego de Minas Gerais, Alysson Paixão de Oliveira Alves; o diretor-presidente da Cemig, Djalma Bastos de Morais; e o coordenador-geral do Sindieletro, Jairo Nogueira Filho.