Presidente da ALMG abriu as atividades do Expresso Cidadania em Ipatinga
Participaram das duas sessões na manhã desta quinta (19) 648 estudantes
Mais de 250 jovens fizeram seu cadastramento eleitoral
Evento teve palestras e esquetes teatrais
Jovens discutiram o avanço das drogas, especialmente o crack
Jovens de Ipatinga tiram título de eleitor e refletem sobre política
Projeto está perto de atingir meta de 2 mil títulos para jovens de 16 e 17 anos

Presidente da ALMG destaca protagonismo da juventude

Ele participou da abertura das atividades do projeto Expresso Cidadania em Ipatinga nesta quinta-feira (19).

19/04/2012 - 15:26

Na abertura do Expresso Cidadania em Ipatinga (Vale do Aço) nesta quinta-feira (19/4/12) de manhã, o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), destacou a importância do papel da juventude na construção de um futuro melhor. “Nossa função, no Poder Legislativo, é melhorar a vida das pessoas, lhes dar oportunidade de exercer a cidadania. Para atingir esse objetivo, a participação dos jovens é fundamental”, destacou.

O Expresso Cidadania é um projeto de conscientização política dos jovens, desenvolvido pela ALMG em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) e a Secretaria de Estado de Educação. A caravana do projeto, que está em sua terceira edição, percorre as principais cidades de todas as regiões do Estado para levar a mensagem de exercício do voto consciente e de estímulo à participação política.

Tatiane Silva Fernandes, 17 anos, aluna da Escola João XXIII, foi uma das que aproveitaram a oportunidade para tirar o título de eleitor. Ela defende que os jovens exerçam seu papel de cidadãos, pois precisam ocupar seu espaço na sociedade. “É ruim não poder escolher um candidato que nos defenda na eleição. Mas as propostas dos políticos precisam ser reais. Eles não podem prometer o que não podem cumprir”, afirmou.

O juiz eleitoral José Clemente Piedade de Almeida ressaltou que os jovens começam a exercer a cidadania no momento em que adquirem direito ao voto. Ele lembrou que o prazo para o alistamento eleitoral termina no dia 9 de maio, e pediu que os interessados não deixem para fazer o título na última hora, para evitar filas nos cartórios eleitorais.

Projeto estimula participação cidadã

As atividades do Expresso Cidadania começam com uma apresentação teatral e uma rápida palestra do professor da Escola do Legislativo Ludovikus Moreira. Em seguida eles se dividem em oficinas de expressão corporal, música, texto e imagem, onde aprendem a importância da participação política. O material produzido nas oficinas pode ser acessado no blog do Expresso Cidadania. No espaço chamado de Caleidoscópio, os alunos refletem sobre políticas públicas de enfrentamento ao uso do crack e depois participam de uma votação simulada na urna eletrônica.

As duas primeiras sessões do Expresso Cidadania em Ipatinga, na manhã e na tarde desta quinta-feira (19), possibilitaram o cadastramento eleitoral de 258 estudantes com idade de 16 e 17 anos. O projeto reuniu 648 alunos das Escolas Estaduais Dona Canuta Rosa de Oliveira e João XXIII. Novas sessões estão programadas para a noite desta quinta (19) e para a manhã desta sexta-feira (20). A deputada Rosângela Reis (PV) também participou da abertura do evento.