Teófilo Otoni é a oitava cidade do interior a receber a caravana do projeto, promovido pela ALMG

Expresso Cidadania chega ao Vale do Mucuri dias 16 e 17/4

Teófilo Otoni é a oitava cidade do interior a receber a caravana do projeto, promovido pela ALMG.

13/04/2012 - 10:40

Depois de passar por Belo Horizonte e por sete cidades do interior do Estado, a caravana do Expresso Cidadania 2012 estará, nesta segunda e terça-feira (16 e 17/4/12), no município de Teófilo Otoni (Mucuri). O projeto, que é promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e a Secretaria de Estado de Educação, tem como objetivo estimular jovens com idade entre 16 e 17 anos à participação política e ao exercício do voto consciente.

As atividades do Expresso Cidadania serão realizadas em Teófilo Otoni no Palmeiras Country Clube (Rua Hélio Otoni, s/n, Bairro São Diogo). No dia 16/4, os alunos das escolas estaduais Alfredo Sá e Dr. Valdemar da Rocha participam no turno da manhã (das 8 às 12 horas) e da noite (das 19 às 22 horas). No dia 17, participam alunos das mesmas escolas, mas apenas no turno da manhã.

Em cada encontro do Expresso Cidadania, os alunos assistem a palestras sobre participação política, voto consciente, democracia e outros temas, além de uma apresentação teatral, que trata o assunto de uma maneira descontraída. Em seguida, os estudantes são divididos em grupos e participam de oficinas de produção de textos, de imagens e de som, e também de expressão corporal. O projeto possibilita, ainda, aos jovens tirar o título de eleitor.

Outra atividade desenvolvida é o Caleidoscópio, em que os estudantes recebem informações sobre o tema “Drogas - políticas de enfrentamento ao crack”. Um debate é então promovido e, em seguida, é realizada uma votação em urna eletrônica. A atividade busca incentivar o uso da urna e a reflexão dos jovens sobre a participação na política e o voto consciente.

Cidades – O Expresso já esteve em Juiz de Fora (Zona da Mata – dias 15 e 16/3), Divinópolis (Centro-Oeste – dias 19 e 20/3), em Patos de Minas (Alto Paranaíba – 22/3), Uberaba (Triângulo – dias 26 e 27/3), Paracatu (Noroeste – dias 29 e 30/3), Diamantina (Central – dias 9 e 10/4) e Montes Claros (Norte – 12 e 13/4).

Também foram atendidos, em novembro de 2011, quanto teve início a edição atual do projeto, alunos dos municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte. As próximas cidades a receber o Expresso serão Ipatinga (19 e 20/4) e Poços de Caldas (24 e 25/4), totalizando dez municípios do interior do Estado.

Pesquisas apontam redução dos jovens no processo eleitoral

Pesquisas apontam que, no período de 1989 a 1993, houve um crescente interesse da juventude pelas questões democráticas. Atualmente, no entanto, a participação dos jovens no processo eleitoral não cresce como se esperava. Foi com base nesse diagnóstico que a ALMG idealizou o Expresso Cidadania, evento que é promovido a cada dois anos.

Além de incentivar a participação política e o voto consciente dos jovens, também são metas do projeto promover o cadastramento eleitoral; envolver instituições e profissionais da educação nas discussões sobre política; oferecer informações sobre o sistema eleitoral brasileiro, a participação política, a estrutura e o funcionamento do Poder Legislativo estadual; e promover a aproximação entre a Assembleia Legislativa e a sociedade.

De acordo com pesquisa do TRE de 2010, o Estado possui aproximadamente 14,5 milhões de eleitores. Desse total, 247 mil, ou 1,7%, são jovens na faixa etária de 16 e 17 anos. Dados de janeiro de 2012 mostram que, em Teófilo Otoni, o número de eleitores é de 99.974, o correspondente a 0,68% do total do eleitorado mineiro. Já o número de jovens com título de eleitor é de 868.

Histórico do projeto – A primeira edição do Expresso Cidadania foi em 2008 e teve a participação de 19 mil estudantes nas atividades promovidas nas 72 escolas dos 17 municípios visitados. Mais de 4,5 mil títulos de eleitor foram emitidos pelo TRE.

Na segunda edição, que ocorreu em 2010, a caravana visitou 73 escolas de 15 municípios mineiros. Cerca de 13 mil estudantes participaram das atividades e mais de 4 mil títulos foram emitidos.