Vencedores do concurso de redação recebem prêmios na ALMG

ALMG premia vencedores do concurso de redação

A edição deste ano reuniu 1.500 escolas e aproximadamente 200 mil alunos, superando a marca de participantes de 2010

14/12/2011 - 18:52

Terminou em festa, com uma apresentação animada do cantor Wilson Sideral, o concurso de redação “Eu, minha cidade e os 300 anos do Ciclo do Ouro em Minas”, promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação. Os vencedores, seus professores orientadores, pais e diretores das escolas foram premiados nesta quarta-feira (14/12/11), na ALMG, em uma solenidade que contou com as presenças do presidente da Casa, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), e da secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola.

Com o objetivo de homenagear o tricentenário de Ouro Preto, Mariana e Sabará, o concurso envolveu 1.500 escolas da rede estadual - mais que o dobro da edição passada -, reunindo aproximadamente 200 mil alunos. Foram escolhidas duas redações de cada uma das 47 Superintendências Regionais do Ensino, sendo uma do ensino fundamental e outra do ensino médio. Cada estudante e seu professor receberam um notebook, e sua instituição de ensino, um prêmio de R$ 5 mil. O grupo também visitou Ouro Preto e o Museu das Minas e do Metal, em Belo Horizonte. As redações vencedoras serão publicadas em um caderno que terá como capa detalhe da ilustração da obra “Do descobrimento ao ciclo do café”, da artista mineira Yara Tupynambá.

Entre os premiados está Diego Campos Fonseca, de 13 anos, aluno da Escola Estadual Padre Francisco Weber, de São João do Oriente (Rio Doce). Sua redação também foi sorteada, entre as 94 selecionadas, para ser publicada na revista da Academia Mineira de Letras. Para o jovem, o melhor do concurso foi a visita a Ouro Preto e a oportunidade de poder ajudar sua escola. Analfabeta, a mãe de Diego, Geralda da Silva Campos, elogiou o filho e disse que ele está entre os primeiros da turma. “Procuro acompanhá-lo na escola, mas é ele quem lê os textos para mim”, afirmou.

O agricultor Valdimas Rocha veio de Paraguaçu (Sul) para prestigiar a conquista da filha Thainá Alves Rocha, de 15 anos, aluna da Escola Estadual Padre Piccinine. “Moramos em uma comunidade rural, sem acesso a computador. Isso nunca foi uma barreira para a Thainá se destacar nos estudos”, revelou orgulhoso. A estudante, que sonha em ser médica, contou com a ajuda da professora Ernestina Carlinda Silva para pesquisar sobre o ciclo do ouro na Internet e em livros. “Descobri que a minha cidade não tem ligação direta com o ouro. Porém, sua influência pode ser percebida indiretamente na região, como na arquitetura”, observou a jovem.

Aos 12 anos, Kayo Vinicius Takasuca comemorou sua segunda vitória em um concurso de redação. “Quem lê muito escreve melhor”, afirmou o estudante da Escola Municipal Monsenhor Ernesto Cavicchioli, de Itaú de Minas (Sul).

Eduardo Luiz de Souza Negrão, de 15 anos, que quer ser historiador, também não teve dificuldades em abordar o tema proposto. “O ciclo do Ouro influenciou muito a nossa cultura. Esse é um assunto que me interessa muito”, disse o estudante de São Tomás de Aquino (Sul). Para a diretora da Escola Estadual Doutor Tancredo de Almeida Neves, onde estuda Eduardo, o concurso contribui para “estimular o aprendizado e a busca por conhecimento”.

Na solenidade, o presidente da Assembleia destacou a participação dos jovens e a riqueza das redações. “Esse concurso nos transportou ao passado para conhecermos um pouco mais a nossa história e identificarmos a importância da atividade minerária na nossa cultura”, afirmou. A secretária de Educação, Ana Lúcia Gazzola, elogiou a iniciativa do deputado e disse que já está pensando em um novo tema para a edição do ano que vem. “Esta é uma atividade que devemos manter”, defendeu. Na oportunidade, ela também anunciou que Minas Gerais melhorou seu índice no Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa), saltando de 86,2%, em 2010, para 88,9%, este ano.]

Veja o resultado do concurso.