Entrega da Comenda Teófilo Otoni será nesta segunda (28)

Orador oficial, o deputado Bonifácio Mourão está entre agraciados

25/11/2011 - 16:33

Trinta homenageados vão receber, nesta segunda-feira (28/11/11), a Comenda Teófilo Otoni, concedida pelo governo de Minas Gerais. Entre eles, está o deputado Bonifácio Mourão (PSDB), que será o orador oficial do evento. A solenidade de agraciamento será no auditório da unidade da PUC Minas, na cidade do Serro (Alto Jequitinhonha), às 11 horas. Estão confirmadas as presenças do presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), e do vice-governador, Alberto Pinto Coelho, que vai presidir a solenidade.

O objetivo da comenda é homenagear pessoas e instituições que contribuíram para o desenvolvimento político, cultural, econômico e social das regiões dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri, Norte e Nordeste de Minas Gerais. Ela foi criada em 2007, por meio da Lei 16.920, originária de um projeto de lei dos deputados Alberto Pinto Coelho e Getúlio Neiva. A lei prevê que a entrega da medalha seja feita anualmente, em cerimônia realizada no mês de novembro, alternadamente nos municípios do Serro e de Teófilo Otoni.

História - Teófilo Benedito Otoni nasceu em 1807 na Vila do Príncipe, sede da Comarca do Serro Frio, a maior comarca entre as cinco do estado à época. Foi deputado provincial por Minas Gerais, deputado-geral e senador. Liderou a revolução liberal em Minas (1842) e, após ser derrotado, ficou preso em Ouro Preto. Em 1844, foi anistiado e reeleito deputado.

Em 1850, fundou a Companhia do Mucuri, de comércio e colonização da região. Com a empresa, promoveu a navegação do rio, construiu a rodovia de Santa Clara, catequizou índios e incentivou a instalação de imigrantes europeus no Mucuri. Fundou a vila de Filadélfia, embrião da cidade de Teófilo Otoni. Muito doente, com maleita, morreu no Rio de Janeiro, em 1869, vítima de intoxicação adquirida no Mucuri.