As atividades são realizadas na Escola do Legislativo da ALMG

Curso capacita coordenadores para Parlamento Jovem 2012

Representantes de câmaras municipais de todo o Estado se reúnem na Escola do Legislativo de 28 a 30 de novembro

28/11/2011 - 09:55

A Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais recebeu, na manhã desta segunda-feira (28/11/11), representantes de câmaras municipais de todas as regiões do Estado para o Curso de Capacitação para Coordenadores para o Parlamento Jovem 2012. O encontro, que vai até quarta-feira (30), marca também a avaliação da última edição do projeto, realizada este ano.

A gerente-geral da Escola do Legislativo, Ruth Schmitz de Castro, abriu os trabalhos com uma palestra sobre Educação Legislativa. Em sua fala, ela destacou a importância da troca de conhecimento entre os legislativos municipais e estaduais no processo de construção e aprimoramento da educação política. “O Parlamento Jovem é uma atividade de letramento político, uma vez que tem o objetivo de motivar as novas gerações a refletirem sobre o papel das casas legislativas”, salientou.

A coordenadora do Parlamento Jovem, Maria Eugênia Kelles, disse que o curso irá definir o tema do projeto em 2012. Em sua participação na abertura do treinamento, ela explicou a estrutura do trabalho, apresentou o cronograma de atividades e relembrou as experiências acumuladas nas outras edições. “O Conexão Assembleia, em 2004, foi o ponto de partida para este trabalho de integração entre casas legislativas”, disse.

Programação - Durante os três dias de curso, os participantes terão palestras com o sociólogo Sérgio Dutra e o advogado Sérgio Loures sobre as experiências em Juiz de Fora; com a doutora em Educação e mestre em Ciência Política Maria Elizabeth Marques sobre Formação Política e Autonomia; e com o professor de Teorias da Comunicação e Desenvolvimento Rural Rennan Mafra sobre Democracia, Participação e Mobilização Social.

Entre as atividades, estão previstos, ainda, debates sobre a o desenvolvimento das etapas municipais e estadual, a avaliação do Parlamento Jovem 2011, a escolha do tema para 2012 e uma proposta de calendário de ações.

Saiba mais sobre o Parlamento Jovem no hotsite do projeto.