Vice-presidente defende união de esforços no combate à pobreza

O 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado José Henrique (PMDB), destacou, na abertura ...

05/09/2011 - 00:02
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Vice-presidente defende união de esforços no combate à pobreza

O 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado José Henrique (PMDB), destacou, na abertura do primeiro encontro regional do Seminário Legislativo Pobreza e Desigualdade, nesta segunda-feira (5/9/11), em Ribeirão das Neves, a necessidade de união de esforços entre o poder público e a sociedade para combater as causas da pobreza.

O deputado, que representou o presidente da ALMG, Dinis Pinheiro (PSDB), ressaltou que os programas estaduais e nacionais de combate à miséria ainda não foram suficientes para resolver o problema. "As estatísticas infelizmente ainda nos envergonham, mostrando um expressivo contingente de pessoas no patamar da exclusão", afirmou.

Ele citou dados do IBGE que mostram que 16,2 milhões de brasileiros ainda vivem em situação de pobreza extrema, com renda per capita mensal de até 70 reais. "O que uma pessoa pode fazer com tão pouco para satisfazer suas necessidades básicas durante os 30 dias do mês?" questionou. Em Minas Gerais, lembrou o vice-presidente, são mais de 900 mil pessoas vivendo na mesma situação.

José Henrique também apresentou os números da Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde 450 mil pessoas vivem com rendimentos de até 140 reais por mês. Em Ribeirão das Neves, 8,3 mil pessoas vivem sem qualquer rendimento. Outras 4,8 mil têm renda de até 70 reais mensais, enquanto 29 mil têm rendimentos entre 71 a 140 reais por mês.

"São dados diante dos quais não podemos ficar de braços cruzados. Constatações como essas nos sensibilizam e nos dão a convicção de que é preciso um grande esforço, dos poderes públicos e da sociedade em geral, para combater as causas da pobreza no Estado", afirmou.

O deputado Rogério Correia (PT) disse que as políticas de distribuição de renda implementadas no governo Lula possibilitaram que 30 milhões de brasileiros deixassem a pobreza para trás para se tornarem consumidores. "O Brasil fortaleceu seu mercado interno e os pobres salvaram o País da crise", afirmou. Ele acrescentou que as políticas de combate à pobreza continuam no governo Dilma, e cobrou ações mais efetivas do Governo do Estado para a erradicação da miséria.

O deputado Carlin Moura (PCdoB) reivindicou mais atenção ao ensino público. "A educação é a base para superar a pobreza", destacou. Já o deputado Adelmo Carneiro Leão (PT) disse que é preciso investir para satisfazer as necessidades básicas da população, como saneamento e transporte público. "Temos que fazer com que esses investimentos necessários sejam possíveis", afirmou.

O secretário de Estado para o Desenvolvimento do Norte de Minas e dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Gil Pereira, enumerou os vários programas que vêm sendo desenvolvidos para reduzir a pobreza nas regiões mais carentes do Estado. Ele destacou que o governador Antonio Anastasia enviou à ALMG um projeto de lei para conceder incentivos fiscais para as empresas que se instalarem na região, o que já possibilitou o anúncio de implantação de uma fábrica da Alpargatas em Montes Claros, que deve gerar 5 mil empregos diretos.

Em Neves, pobreza é maior que na RMBH

Em Ribeirão das Neves, 9,82% da população vive abaixo da linha da pobreza, segundo dados do último censo do IBGE. O índice de pobreza da cidade, que tem 296 mil habitantes, está acima da média da Região Metropolitana de Belo Horizonte, que é de 5,93%.

O presidente da Câmara Municipal de Ribeirão das Neves, Moacir Martins da Costa Júnior, disse que a cidade precisa de atenção especial do Governo do Estado para a geração de emprego e renda. "Não somos autossuficientes. Que o Estado cumpra com a dívida social que tem com o município", cobrou.

Presenças - A mesa de abertura do encontro regional foi composta pelas seguintes autoridades: o 1o-vice-presidente da ALMG, deputado José Henrique (PMDB); os deputados André Quintão (PT), Rogério Correia (PT), Carlin Moura (PCdoB) e Adelmo Carneiro Leão (PT); o secretário de Estado para o Desenvolvimento do Norte de Minas e dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri, Gil Pereira; o prefeito de Ribeirão das Neves, Walace Ventura; o presidente da Câmara Municipal, Moacir Martins da Costa Júnior; a subsecretária de Estado de Assistência Social, Nívea Soares da Silva; o defensor público Eduardo Cirino Generoso; a representante da Secretaria de Estado de Educação, Maria Lúcia Martins Silva; a assessora da Diretoria de Meio Ambiente da Copasa, Gláucia Brandão; e a superintendente regional de Ensino, Elci Pimenta Costa dos Santos.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715