Inauguração de complexo siderúrgico reúne autoridades em Minas

A inauguração do complexo siderúrgico da Vallourec Sumitomo do Brasil (VSB), em Jeceaba (Região Central), nesta quint...

01/09/2011 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Inauguração de complexo siderúrgico reúne autoridades em Minas

A inauguração do complexo siderúrgico da Vallourec Sumitomo do Brasil (VSB), em Jeceaba (Região Central), nesta quinta-feira (1º/9/11), reuniu o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), o governador Antonio Augusto Anastasia (PSDB) e a presidenta Dilma Rousseff (PT), que ressaltaram a importância do empreendimento para agregar valor ao minério de ferro produzido no Estado. A VSB é uma joint venture da francesa Vallourec (56%), líder mundial na produção de tubos de aço sem costura, e a Sumitomo Metals (44%), maior produtora japonesa e quinta fornecedora mundial de tubos de aço.

Em entrevista, Dinis Pinheiro ressaltou que o investimento realizado é importante não apenas para Jeceaba e Minas Gerais, mas para todo o País. "Essa usina é um reforço considerável à economia do Estado, gerando empregos, renda e, acima de tudo, consolidando a posição de Minas como grande produtor de aço", afirmou o presidente da ALMG. O deputado Célio Moreira (PSDB), que acompanhou o presidente, destacou ainda que o empreendimento contribui também para ampliar a arrecadação do Estado.

Em seu pronunciamento, a presidenta Dilma Rousseff lembrou que seu pai trabalhou no setor siderúrgico e se disse especialmente satisfeita com a retomada dos investimentos no setor. Ela também garantiu que o País está preparado para enfrentar a crise econômica mundial, com reservas de mais de US$ 350 bilhões e R$ 420 bilhões em depósitos de compulsórios.

O governador Anastasia afirmou que a produção de tubos de aço em Jeceaba projeta a economia mineira muito além de suas fronteiras. "Nós mineiros, um Estado mediterrâneo, porque não temos mar, sabemos que teremos produtos made in Minas na exploração do petróleo pelo mar afora, não só no pré-sal brasileiro, mas também em outras nações", declarou.

Geração de empregos - Durante a fase de obras, foram gerados aproximadamente 11 mil postos de trabalho no complexo siderúrgico. Para a fase de operação, a usina irá gerar aproximadamente 1,5 mil empregos diretos e outros 1,5 mil indiretos. Quando estiverem em plena capacidade, as instalações produzirão 600 mil toneladas de tubos de aço sem costura e 1 milhão de toneladas de aço bruto, por ano.

O empreendimento transforma Jeceaba no sexto pólo siderúrgico de Minas, atrás de Belo Horizonte, João Monlevade, Ipatinga, Ouro Branco e Juiz de Fora. O impacto se reflete em toda a região vizinha a Jeceaba, que inclui São Brás do Suaçuí, Lagoa Dourada, Conselheiro Lafaiete e Congonhas, totalizando uma população superior a 200 mil habitantes.

A usina foi erguida em um distrito industrial de 11,9 milhões de metros quadrados, que dispõe de um gasoduto da Companhia de Gás Natural de Minas Gerais (Gasmig). Ela está a 50 quilômetros da Mina Pau Branco - jazida de minério do grupo - e próxima à Ferrovia do Aço, estrada que leva minério da região Central de Minas ao litoral do Rio de Janeiro. A área construída equivale a 250 campos de futebol. O presidente do Conselho de Administração da VSB, Flávio Azevedo, também destacou os investimentos sociais e ambientais da empresa. A propriedade da usina inclui um centro de referência em revegetação de Mata Atlântica, com 5 milhões de m².

Também participaram da cerimônia de inauguração do complexo siderúrgico, entre outras autoridades, o ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel; a ministra da Comunicação Social, Helena Chagas; o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda (PSB); e o prefeito de Jeceaba, Júlio César Reis (PT).

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715