O presidente da ALMG, Dinis Pinheiro, fala dos índices de desenvolvimento da região

Centro-Oeste é próspero, mas quer melhorar índices

Região tem o 2º menor índice de criminalidade de Minas Gerais e é responsável por 4,5% do Produto Interno Bruto

30/09/2011 - 12:20

No Centro-Oeste mineiro, 90 mil mineiros vivem em situação de pobreza e 26 mil estão na pobreza extrema, ou seja, vivem com renda per capita menor que R$ 140 por mês. As informações foram divulgadas pelo presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), durante a abertura do Seminário Legislativo Pobreza e Desigualdade, realizado em Divinópolis (Centro-Oeste), na manhã desta sexta-feira (30/9/11). Cerca de 300 pessoas de municípios como Arcos, Pará de Minas, Claúdio, Lagoa da Prata e Divinópolis participaram do encontro, o nono do seminário. A programação segue durante a tarde, com a escolha e apresentação de propostas pelos grupos de trabalho e a eleição dos representantes da região no encontro final, em Belo Horizonte.

Em todo o Estado, aproximadamente 900 mil pessoas estão em situação de pobreza e, conforme Dinis Pinheiro, muitas ainda não têm acesso a serviços básicos de qualidade, como saneamento, educação e saúde. "Acredito na força do Parlamento e que nós podemos fazer muito por essas pessoas", comentou.

Em relação às regiões Norte e Jequitinhonha, o Centro-Oeste de Minas apresenta baixos níveis de pobreza. A comparação foi feita pelo diretor de Processo Legislativo da Assembleia, Sabino Fortes Fleury, que apresentou dados sobre o contexto socioecônomico dos 56 municípios que compõem a área. De acordo com Sabino, no Brasil, os mais afetados pela pobreza são as mulheres (50,5%), os nordestinos (59%), os negros e pardos (70,8%) e crianças e jovens com até 19 anos (50,9%). Ele informou, ainda, que, no Centro-Oeste mineiro, Piracema é o município com maior índice de pobreza e Santo Antônio do Monte, o menor.

Conforme o deputado Fabiano Tolentino (PRTB) o Centro-Oeste de Minas tem o 2º menor índice de criminalidade de Minas Gerais. A região é responsável por 4,5% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado, 2,1% das exportações e 6,1% dos empregos formais. A geração de renda é concentrada no setor de serviços (60,4%), na indústria (25,1%) e na agropecuária (14,5%). Dentre as atividades econômicas da região estão a produção de cerâmica, bebidas, calçados, minerais não metálicos, fogos de artifício, fundição, têxteis, artigos de vestuário e ferro-gusa.

Executivo e Legislativo defendem melhoria de programas sociais e educação

O prefeito de Divinópolis, Vladimir de Faria Azevedo, citou a aprovação da Emenda 29, que regulamenta os investimentos em saúde pública no Brasil, como um elemento importante para melhorar a prestação do serviço às comunidades. Além disso, ele considerou que os programas sociais desenvolvidos pelos governos devem ser aprimorados para garantir a autonomia das famílias.

O deputado André Quintão (PT) defendeu mais qualidade e maior acesso à educação no Estado. Segundo o parlamentar, 16% de jovens com idade para estar no ensino médio não está nas escolas e 70% deles ainda não concluiu o ensino fundamental. Quintão também destacou o apoio ao fortalecimento das cadeias produtivas para gerar renda para pessoas que não têm escolaridade alta, como os catadores de material reciclável. "A meta é que o Estado seja o primeiro a erradicar a pobreza extrema até 2014", afirmou.

A deputada Luzia Ferreira (PPS) salientou o papel das mulheres no desenvolvimento econômico e as ações articuladas entre Executivo e Legislativo para a criação e implementação de ações para o enfrentamento da pobreza.

Políticas públicas - O Seminário Legislativo Pobreza e Desigualdade é uma realização da ALMG, em parceria com 80 entidades, composto de 12 encontros regionais e de uma etapa final, que será em Belo Horizonte, entre 24 e 26 de outubro. O objetivo é discutir e elaborar propostas para diminuir a miséria e as diferenças socioeconômicas no Estado. A intenção é incluir as propostas no Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) 2012-2015, no Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado até 2030 e no Orçamento do Estado. Os próximos encontros regionais serão em Pouso Alegre (Sul de Minas), Muriaé (Zona da Mata) e Teófilo Otoni (Vale do Mucuri).

Além dos citados na matéria, participaram da mesa de abertura do evento o presidente da Câmara Municipal de Divinópolis, Paulo César dos Santos; e a defensora pública Rita Fernandes da Silva. Também estiveram no encontro regional os deputados Gustavo Corrêa (DEM) e Luiz Henrique (PSDB) e o diretor-geral da ALMG, Eduardo Moreira.