Comissão acata mínimo de três horas semanais de educação física

Durante debate sobre o Projeto de Lei 2.215/08, do governador, que trata do Plano Estadual de Educação, o presidente ...

23/06/2010 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Comissão acata mínimo de três horas semanais de educação física

Durante debate sobre o Projeto de Lei 2.215/08, do governador, que trata do Plano Estadual de Educação, o presidente da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Informática, deputado Ruy Muniz (DEM), disse que o parecer acatará proposta da obrigatoriedade da educação física nas escolas estaduais, com uma carga horária mínima de três horas semanais. Avulsos (cópias) do parecer de 2º turno foram distribuídos pelo presidente durante a reunião da manhã desta quarta-feira (23/6/10), sendo convocada uma reunião extraordinária para as 18 horas do mesmo dia, a fim de votar o relatório. Com isso, o Plano Estadual da Educação, que tem uma abrangência de dez anos, estará pronto para a votação definitiva no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

A carga horária mínima e obrigatória da educação física em todas as séries da educação básica foi uma das reivindicações prioritárias do Seminário Legislativo Esporte, Infância e Adolescência - Caminho da Cidadania, realizado em novembro de 2009 pela ALMG, em conjunto com entidades representativas deste e de outros setores da sociedade civil. Na reunião desta quarta (23), o deputado Ruy Muniz recebeu um documento com a consolidação das 51 propostas aprovadas no seminário. Entregue pelo coordenador da comissão de representação do seminário, Amaylton Salles de Carvalho, da Associação dos Profissionais de Educação Física de Belo Horizonte e Região Metropolitana, o documento relaciona todas as propostas mas prioriza 16 delas.

Criação de comissão parlamentar é priorizada

A principal reivindicação é a criação, na Assembleia, da Comissão Permanente de Educação Física, Esporte, Paradesporto e Lazer. A proposta de criação da comissão foi elogiada com veemência pelo deputado Carlin Moura (PCdoB), enquanto o deputado Ruy Muniz assegurou que a Comissão de Educação encaminhará a reivindicação para exame da Mesa Diretora da Assembleia, a quem cabe decidir a questão.

A segunda reivindicação priorizada pelos profissionais de educação física foi justamente a obrigatoriedade da disciplina na educação básica. Ruy Muniz advertiu que a Secretaria de Estado de Educação concordava com a proposta, mas não queria a definição de uma carga horária mínima semanal. "Mas, em atenção à comissão de representação, vamos referendar essa carga mínima de três horas semanais em nosso relatório", garantiu o presidente da Comissão de Educação.

A terceira prioridade, pela ordem, é a elaboração de uma nova Lei Estadual da Educação Física, por meio de um fórum estadual com representação da sociedade. A proposta seguinte é a criação, nas escolas, de núcleos esportivos e centros de formação de atletas para crianças e adolescentes, inclusive os portadores de deficiência. A quinta prioridade é a implantação, no Estado, de centros de educação física, esportes e paradesporto: um em nível estadual, oito macrorregionais, 46 regionais e 853 municipais. Esses centros contariam com estrutura, suporte operacional e registros de dados para desenvolvimento da prática esportiva.

Seminário do Esporte incluiu etapa de interiorização

Origem de diversas propostas incorporadas ao Plano Decenal de Educação, o Seminário Legislativo Esporte, Infância e Adolescência - Caminho da Cidadania incluiu quatro encontros no interior, onde foram colhidas as sugestões das diversas regiões do Estado e que foram discutidas na etapa final em Belo Horizonte. Após o encontro de novembro, foi eleita a comissão de representação, integrada por 32 entidades eleitas. A reunião que escolheu os integrantes contou com a participação de representantes de Ipatinga, Sabará, Poços de Caldas, Juiz de Fora, Itajubá, Sete Lagoas, Itaúna, Contagem, Carrancas, Coronel Fabriciano, Januária e Viçosa.

Autor do requerimento para a entrega oficial das propostas nesta quarta (23), o deputado João Leite (PSDB) parabenizou a comissão de representação pelo trabalho. Ele ressaltou que o debate realizado será importante para o Estado se preparar para os Jogos Militares Mundiais de 2011, a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, todas competições a serem realizadas no Brasil.

O deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB) disse que a reunião desta quarta (23) foi importante para os deputados decidirem suas gestões em relação ao Executivo, na área do esporte. Já Carlin Moura falou que o seminário serviu de base para propostas importantes no Plano Decenal da Educação, como a valorização da educação física e seus profissionais.

O coordenador da comissão de representação, Amaylton Salles de Carvalho, ressaltou que as entidades envolvidas com a educação física trabalharam quase um ano para produzir as 51 propostas apresentadas. "A educação física permeia os três pilares da sociedade: saúde, educação e segurança", frisou Amaylton.

Requerimentos - Foram aprovados, durante a reunião desta quarta (23), dois requerimentos. O deputado Ruy Muniz solicitou reunião com convidados para debater o Projeto de Lei Federal 2.245/04, do deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG), que regulamenta a profissão de tecnólogo. O segundo requerimento, do deputado Carlin Moura, é para que seja encaminhado à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) pedido de informação sobre as alterações pertinentes à legislação referente à Fundação Helena Antipoff, que tratam, entre outras questões, da adequação da jornada de trabalho dos servidores.

Também foram aprovadas quatro proposições que dispensam a apreciação do Plenário.

Presenças - Deputados Ruy Muniz (DEM), presidente da comissão; Carlin Moura (PCdoB), Dalmo Ribeiro Silva (PSDB) e João Leite (PSDB). Participaram ainda os integrantes da comissão de representação do Seminário Legislativo Esporte, Infância e Adolescência - Caminho para a Cidadania, Amayton Sales Carvalho, Anísia Sudário Daniel, Rui Martins Alves Pereira e Dalton Ribeiro de Carvalho.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715