ALMG lança publicação com resultados dos eventos de 1990 a 2009

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais lançará, nesta quinta-feira (3/12/09), a publicação A Assembleia de Minas e ...

03/12/2009 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

ALMG lança publicação com resultados dos eventos de 1990 a 2009

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais lançará, nesta quinta-feira (3/12/09), a publicação A Assembleia de Minas e a construção coletiva de políticas públicas - Eventos institucionais 1990/2009, durante a solenidade de entrega da Medalha da Ordem do Mérito Legislativo Especial, que se realiza no Expominas (Arena Multiuso), em Belo Horizonte, a partir de 10 horas. Trata-se de um estudo inédito com informações e dados estatísticos detalhados sobre todos os eventos institucionais realizados pela Assembleia, seus resultados práticos, e também artigos de especialistas e depoimentos de participantes dos eventos. O lançamento da publicação, assim como a solenidade da Ordem do Mérito integram as comemorações dos 20 anos da Constituição Mineira, promulgada em setembro de 1989.

Com 200 páginas, o livro reúne dados e faz um registro histórico dos eventos institucionais realizados pela Assembleia de Minas desde 1990 até novembro deste ano. São seminários legislativos, fóruns técnicos, ciclos de debates, conferências estaduais e audiências públicas do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG), entre outras iniciativas, que totalizam 517 eventos, computadas as reuniões de interiorização. De forma detalhada, estão apresentados os resultados desses eventos, entre os quais os avanços na legislação estadual; a construção e o aprimoramento de políticas públicas de forma compartilhada por parlamentares, governo e sociedade; e os novos arranjos institucionais no âmbito dos diferentes Poderes.

Para o presidente da ALMG, deputado Alberto Pinto Coelho (PP), a publicação "recompõe a memória das formas como a sociedade vem sendo chamada, nas últimas duas décadas, a ser parceira do Legislativo na formulação das políticas públicas", retratando um processo que foi desencadeado pelos trabalhos constituintes de 1989 e se consolidou nos anos seguintes. "Os canais de interação da Assembleia com os demais poderes públicos e a sociedade, que se tornaram marca de sua atuação e referência para outros Legislativos, contribuem para que as leis que produz tenham um ganho efetivo de qualidade, primando pelo rigor e pela atenção aos componentes políticos, econômicos e sociais que as envolvem", destaca o presidente.

Dados disponibilizados - A publicação compõe-se de artigos e depoimentos, além de tabelas com o registro dos eventos e seus resultados. As tabelas foram elaboradas pela equipe técnica da Gerência-Geral de Projetos Institucionais (GPI), área da Diretoria de Processo Legislativo criada no início da década de 90 para otimizar o processo de interlocução da ALMG com a sociedade por meio da realização dos eventos institucionais.

Nessas tabelas, estão organizados todos os dados relativos aos eventos, como tipo de evento (seminário legislativo, ciclo de debates, fórum técnico, audiência pública, etc.); ano de realização; se houve encontros regionais, quantos e em quais cidades; total de propostas aprovadas e priorizadas; sugestões implementadas; nomes das entidades parceiras; integrantes da comissão de representação. O número total de entidades da sociedade e de órgãos públicos integrados à organização e mobilização desses eventos chegou a 1.052.

Nos depoimentos apresentados, os representantes dos diferentes segmentos sociais, do Poder Executivo e das carreiras de Estado avaliam os eventos institucionais de que participaram na ALMG, sua importância como instrumento de interlocução e participação popular, destacam os resultados positivos e fazem também uma avaliação crítica. Apresentam ainda sugestões para aperfeiçoar o formato dos debates e conferir mais efetividade às propostas aprovadas.

Já os artigos tratam da a apresentação e análises dos eventos sob a ótica dos resultados das políticas públicas; da evolução do modelo do seminário legislativo como evento institucional; dos desafios da participação da sociedade no planejamento estadual; e do desenvolvimento institucional e a representação democrática na ALMG. Foram elaborados pela cientista política Fátima Anastasia, professora da PUC Minas e da UFMG, onde é uma das coordenadoras do Centro de Estudos Legislativos (CEL); e pelos servidores da Assembleia Myriam Costa de Oliveira, socióloga e ex-gerente-geral de Projetos Institucionais, Sabino José Fortes Fleury, cientista político e diretor de Processo Legislativo; e Fábio Madureira, sociólogo e ex-diretor executivo do Conselho de Informação e Pesquisa (Cinpe) e ex-integrante do Comitê de Comunicação Institucional da ALMG.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715