Deputados discutem, em Juiz de Fora, criação de Região Metropolitana

A criação da Região Metropolitana de Juiz de Fora, prevista no Projeto de Lei Complementar (PLC) 3/2003, do deputado ...

30/01/2004 - 15:44
 

Deputados discutem, em Juiz de Fora, criação de Região Metropolitana

A criação da Região Metropolitana de Juiz de Fora, prevista no Projeto de Lei Complementar (PLC) 3/2003, do deputado Alberto Bejani (PTB), será discutida durante encontro regional do Seminário Legislativo "Regiões Metropolitanas", na próxima quarta-feira (29/10/2003), naquela cidade. Segundo o projeto, fariam parte da Região os municípios de Juiz de Fora, Coronel Pacheco, Chácara, Bicas, Pequeri, Matias Barbosa, Belmiro Braga, Santa Bárbara do Monte Verde, Lima Duarte, Pedro Teixeira, Simão Pereira, Ewbank da Câmara, Santos Dumont, Piau, Guarará, São João Nepomuceno e Rio Novo. A reunião será realizada no Auditório do Banco do Brasil (Rua Halfeld, 770 - 3º andar), das 9 às 17 horas.

A abertura do evento será feita pelo presidente da Assembléia de Minas, deputado Mauri Torres (PSDB), e contará com a presença dos deputados Alberto Bejani, que coordenará os trabalhos na parte da manhã, e Sebastião Helvécio (PDT), coordenador dos trabalhos da tarde; além do prefeito e do presidente da Câmara Municipal de Juiz de Fora, Tarcísio Delgado e Isauro Calais. Também estão confirmadas as presenças dos deputados Leonardo Quintão (PMDB), Biel Rocha (PT), Luiz Fernando Faria (PSDB), Pastor George (PL) Roberto Ramos (PL), e Sargento Rodrigues (PDT).

Segundo o autor do projeto, a criação da região metropolitana possibilitará o desenvolvimento conjunto e programado dos municípios que a comporão. "Em razão da proximidade física desses centros urbanos, aumenta consideravelmente o intercâmbio de pessoas, serviços e mercadorias, situação que demonstra claramente a necessidade de regulamentação da interdependência já existente", justificou. Alberto Bejani atenta ainda para o fato de Juiz de Fora abrigar uma fábrica da Mercedes Benz e várias empresas que contribuem para a geração de emprego e renda na região. "A mão-de-obra absorvida pela economia local vem, sem dúvida, de várias outras cidades, criando-se o movimento característico dos grandes centros urbanos, onde são longos os percursos entre as residências dos trabalhadores e o local de trabalho", concluiu.

Gestão metropolitana será abordada em exposição técnica

A conceituação e criação das regiões metropolitanas, com suas vantagens, dificuldades e perspectivas; a gestão metropolitana e das funções de interesse comum, assim como o Plano Diretor e sua estruturação serão abordados em exposição feita pelos superintendentes de Assuntos Metropolitanos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru), Fernando de Castro, e de Desenvolvimento Regional, Erasmo Apigaua, às 9h15.

Logo depois, os participantes do evento serão divididos em dois grupos, que analisarão as propostas elaboradas pelas comissões técnicas interinstitucionais durante a fase de preparação do seminário. Os temas dos grupos são: conceituação e criação de regiões metropolitanas, gestão metropolitana e Plano Diretor; e aspectos físicos, sociais e econômicos de regiões metropolitanas. Os grupos serão coordenados pelos diretores de Programas e Projetos Metropolitanos da Sedru, Gustavo Gomes Machado; e de Assuntos Metropolitanos, Solano Bicalho.

Ao final dos trabalhos, serão eleitos 12 delegados que representarão a região na etapa final do Seminário Legislativo, de 10 a 12 de novembro, no Plenário da Assembléia Legislativa.

Dados sobre a "Região Metropolitana" de Juiz de Fora

Área - 5.663, 00 Km2

Densidade - 106,99

População total - 605.872

Urbana - 576.154

Rural - 29.718

Taxa de crescimento 91-2000 - 0,12

Taxa de urbanização - 73,22

Composição do PIB por setores

Agropecuária - 37,05

Indústria - 17,04

Comércio - 3,54

Serviços - 42,36

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715