Realizado

Debate Público Reforma da Previdência: cenário e perspectivas
Data: 24/04/2017

Objetivos: conhecer e debater a Reforma da Previdência, compreender aspectos financeiros e atuariais e avaliar impactos sociais da proposta federal. Autoria do requerimento: Comissão Extraordinária da Reforma da Previdência.

Receba notícias por e-mail

Evento: Debate Público Reforma da Previdência: cenário e perspectivas
Local: Plenário da Assembleia de Minas
Data: 24/4/17 (segunda-feira), das 13 às 18 horas
Autoria do requerimento do debate: Comissão Extraordinária da Reforma da Previdência

  • 13 horas - Abertura

  • 13h30
    - Marcelo Abi-Ramia Caetano, secretário de Previdência do Ministério da Fazenda (a confirmar)
    - Luís Henrique da Silva de Paiva, pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)

  • 14 horas
    - Ricardo Berzoini, ex-ministro de Estado da Previdência Social, do Trabalho e Emprego e da Secretaria de Governo da Presidência da República

  • 14h30 - Debates

  • 15 horas
    - Marilane Oliveira Teixeira, economista, doutoranda e pesquisadora do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (Cesit)/Instituto de Economia (IE)-Universidade Estadual de Campinhas (Unicamp), assessora sindical e membro do Fórum Permanente em Defesa dos Direitos dos Trabalhadores Ameaçados pela Terceirização - São Paulo (SP)

  • 15h30
    - Décio Bruno Lopes, vice-presidente de Assuntos da Seguridade Social da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil

  • 16 horas
    - Maria de Fátima Lage Guerra, economista e técnica do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) no Escritório Regional de Minas Gerais

  • 16h30 - Debates

  • 17h30 - Considerações finais

  • 18 horas - Encerramento

Pauta da reunião


A Comissão Extraordinária da Reforma da Previdência promove, como evento inaugural de suas atividades, o Debate Público Reforma da Previdência: cenário e perspectivas. Os objetivos da iniciativa são:

  • Conhecer e debater os principais argumentos a respeito da Reforma da Previdência (Proposta de Emenda à Constituição - PEC - 287/16)
  • Buscar compreender as diferentes perspectivas sobre as suas questões financeiras e atuariais, bem como os seus impactos sociais

O que é Debate Público?

O Debate Público é uma das modalidades de eventos criados pela ALMG para discutir temas de repercussão na vida do Estado ou do País, que possam contribuir no aperfeiçoamento da ação legislativa, dentro da política de interlocução do Legislativo mineiro com a sociedade.

É um evento específico das Comissões da Assembleia, realizado em caráter excepcional no Plenário ou no Teatro do Espaço Político Cultural Gustavo Capanema, em vista da abrangência do tema, do envolvimento dos interlocutores e da demanda de maior mobilização popular.

É dividido em duas partes, uma expositiva e outra de debates. Como as audiências públicas das Comissões, o Debate Público é aberto à participação do público, na segunda parte.


Comissão Extraordinária da Reforma da Previdência foi criada em março de 2017 por Decisão da Mesa da Assembleia de Minas. Ao tomar a inciativa, a Mesa considerou a complexidade do tema, os impactos da reforma sobre a população mineira e o risco de se gerar injustiça social com sua aprovação.

O objetivo dos parlamentares é produzir subsídios para que a população e os agentes políticos, em especial deputados estaduais e federais e senadores, possam se posicionar sobre a PEC.

Os trabalhos podem durar até um ano e, ao final, será apresentado um relatório à Mesa da Assembleia.

A Reforma da Previdência está detalhada na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287/16, que altera as regras da seguridade social e tramita no Congresso Nacional.




Vídeos

27/04/2017

Parlamentares se posicionam contra reforma da previdência

As atuais propostas para as reformas trabalhista e da previdência foram criticadas em uma audiência pública da Comissão ...

00:02:38 | (17362kb)

24/04/2017

ALMG discute alternativas para PEC da previdência

A Comissão Extraordinária da Reforma Previdência da Assembleia promoveu, nesta segunda-feira (2.04), um debate público s...

00:03:57 | (20315kb)

29/03/2017

Moção contra a reforma da previdência está pronta para ir a Plenário

A maioria dos deputados assinou uma moção de repúdio à proposta de reforma da previdência. O documento foi aprovado pela...

00:01:42 | (9538kb)


Áudios

06/04/2017 12:59

Reforma da previdência será tema de debate público

O objetivo do evento é reunir especialistas para discutir alternativas ao projeto que tramita na Câmara Federal.

00:01:48 | Download (1688kb)

29/03/2017 17:51

Reforma da Previdência - Parlamentares dão aval à moção de protesto contra mudanças na aposentadoria

A manifestação contrária à proposta de emenda constitucional que altera regras do sistema previdenciário ainda será lida em Plenário.

00:02:50 | Download (2662kb)

22/03/2017 18:45

Reforma da Previdência - Comissão extraordinária inicia os trabalhos na ALMG

O deputado Gilberto Abramo (PRB) foi eleito presidente do colegiado e a deputada Marília Campos (PT) foi escolhida para a vice-presidência.

00:02:06 | Download (1972kb)

ALMG nas redes sociais