Acompanhe
Eventos
2016



Realizado

10º Encontro de Corais 2016
Início: 20/06/2016 Término: 24/06/2016

Em sua 10ª edição, semana de espetáculos musicais voltados para o canto coral.

Receba notícias por e-mail

Coral da Assembleia Legislativa de Minas Gerais

O canto coral na Assembleia de Minas foi reativado em junho de 1993 como Coral da ASLEMG, graças ao empenho de servidores e seus familiares. Desde sua criação, o grupo vem participando de eventos em Belo Horizonte, no interior de Minas Gerais e em outros estados e realizando apresentações didáticas em instituições públicas. No ano 2000, o coral passou a denominar-se Coral da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, sendo institucionalizado pela Casa Legislativa em 2006. Atualmente, é regido pelo maestro Guilherme Bragança, que também é servidor da instituição.


Guilherme Francisco Furtado Bragança
Doutor em Neurociências pela UFMG (2015), com pesquisa ligada à interface entre neurociências e música, e Mestre em Música pela UFMG (2008). Concluiu as pós-graduações em Neurociências (UFMG, 2011), Musicologia Histórica Brasileira (UFMG, 1994) e para o Magistério Superior (UEMG 1990), sendo bacharel em Composição pela UFMG (1989). Lecionou, em 1993 e 1994, várias disciplinas no curso superior de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg). Regeu os corais da Secretaria de Governo de Minas Gerais (coral Libertas) e Vozes das Gerais (INSS/Receita). Rege o Coral da Assembleia de MG desde junho de 1993.

 

Coral AABB-BH

Fundado em 2002 com a denominação de "Coral Plena Voz", em 2006 passou a se chamar Coral da AABB-BH. Patrocinado pela Associação Atlética Banco do Brasil de BH/MG, conta com a colaboração da Associação dos Antigos Funcionários do Banco do Brasil (AAFBB) e da Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (ANABB). Atualmente, conta com 25 componentes, entre sócios da AABB, funcionários e aposentados do Banco do Brasil e seus parentes e membros da comunidade local, desde que previamente convidados. O coral se dedica mais fortemente ao repertório popular brasileiro, sem deixar de lado outros estilos que vão do erudito ao internacional. Desde 2008, o coral é regido pelo maestro Leonardo Cunha.

Leonardo Cunha
Mestre em Música e bacharel em Violino pela Escola de Música da UFMG. Seu currículo aponta para um profundo interesse na interação entre música erudita e popular. No meio popular atuou com, entre outros artistas, Milton Nascimento, Ana Carolina, Nando Reis, Fafá de Belém, Daniela Mercury, Flávio Venturini, Hermeto Pascoal. Dentre os músicos eruditos, apresentou-se com nomes como Arthur Moreira Lima, Antônio Meneses, Boris Belkin, asmin Gottstein, Ulla Benz, Jan Zalud e Jitka Hosprová. Em junho de 2011, foi convidado a reger a Orquestra Sinfônica Collegium Musicum de Potsdam, na Alemanha, num concerto com músicas brasileiras. Com a Orquestra de Câmara OPUS, produziu dois CDs e esteve em turnê em 2011, no Peru, e em 2012, na Europa.

 

Coral Ases-MG

O Coral ASES-MG surgiu em abril de 2008, por iniciativa de um grupo de empregados do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) – Regional Belo Horizonte, que tinha como interesse comum o canto coral e a busca pela melhoria na qualidade de vida e no trabalho. Contam, desde então, com o regente Rodrigo Garcia a frente dos trabalhos. O nome ASES-MG veio com o apoio da Associação dos Empregados do Serpro (ASES) à sustentação e manutenção do coral. Desde a sua fundação, o coral realiza apresentações no Serpro, na comunidade do entorno da empresa e na grande Belo Horizonte.

Rodrigo Garcia
Formado em Regência (2008), Violoncelo (2015) e Composição (2016) pela Escola de Música da UFMG. Regente Titular do Coral Ases - MG desde 2008, e também de diversos outros corais de Belo Horizonte.

 

Coral BDMG

Iniciou as suas atividades em abril de 1989, em Belo Horizonte, e é formado por funcionários do BDMG e convidados. Em sua trajetória registra-se o zelo pela qualidade técnica e artística, pelo repertório eclético (erudito e popular) e pela especial dedicação à música brasileira, do período colonial (incluindo peças restauradas do barroco mineiro) ao contemporâneo. Dentre as principais apresentações do coro, participações em recitais no Sul do país, Buenos Aires e Assunção, em 1994; Vaticano, Itália, Alemanha e França, no ano de 1997; e Barcelona, no X Cantate Barcelona Choral Festival, em 2012. Dentre os projetos desenvolvidos para divulgar e valorizar o canto coral no estado está o “Quatro Cantos – Coral na Praça”, criado em 1994, e “Coral BDMG na Estrada Real – a música colonial em suas origens”, com apresentações nas cidades integrantes do Circuito Estrada Real desde 2005.

Arnon Oliveira
Desde 2003, a regência do Coral BDMG está a cargo do maestro Arnon Oliveira, graduado em Piano e Regência pela Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais, mestre em Musicologia, com ênfase em Música Brasileira pela Unirio, e doutor em História pela UFMG. À frente de coros e formações orquestrais, o maestro também leciona Regência na Escola de Música da UFMG.

 

Foto do coro: Élcio Paraíso

Coral Contas & Cantos - TCMG

Foi criado em 1995. É apoiado pela Associação dos Servidores do Tribunal de Contas (Asscontas) e formado por servidores do Tribunal de Contas e comunidade. Seu regente, desde 1997, é o maestro Cleude William.

Cleude William
Formado em regência pela UFMG vem trabalhando com diversos corais. Há 19 anos regendo o Contas & Cantos, já produziu diversos concertos e participações em diversos festivais no Brasil e exterior.

 

Foto do coral: Luciana Rabelo

Coral da Copasa

Criado em 17 de maio de 1981, o Coral Copasa fez sua estreia em novembro do mesmo ano. Atualmente, o coral conta com 41 coralistas. Após breve permanência do Maestro Edésio Lara Melo, desde 1981, tem sido responsável pela qualidade da trajetória artística do Coral, a Maestrina Eliane Fajioli.

Eliane Fajioli
Pianista, maestrina e cantora, natural de Belo Horizonte (MG), graduou-se em piano pela FUMA (atualmente, Uemg) e em regência pela UFMG, especializando-se com os maestros Carlos Alberto Pinto Fonseca, Sérgio Magnani, David Machado , Eduardo Hazan, Berenice Menegale e Lilly Kraft. Foi professora nas classes de Percepção Musical, Regência Coral, bem como pianista acompanhadora das classes de Canto e Instrumento da UFMG. Exerceu o cargo de maestrina titular e preparadora vocal junto ao Coral Lírico de Minas Gerais, da Fundação Clóvis Salgado. Atuou também como pianista e maestrina preparadora em várias óperas, oratórios, missas e obras sinfônicas e como cantora solista em várias apresentações em todo o país, tendo recebido prêmios por sua atuação.

 

Coral Canto a Canto

Formado por coristas na faixa etária de 17 a 75 anos, faz ensaios em Brumadinho. Durante as apresentações, o coral marca seu diferencial em inovação com repertório variado. O coral integra o Festival Circuito Musical de Corais “Pelos Verdes Cantos de Minas” e o Festival de Corais de Conservatória/RJ, ambos destinados a reunir corais de todo o país para proporcionar troca de experiências entre os participantes. Tem como regente Daniel Andrade.

 

Coral Encanto das Gerais - OAB-CAA

Criado em 2014, é uma iniciativa da OAB-CAA/MG, com o objetivo de fortalecer os laços entre os servidores das instituições e fomentar o entretenimento para todos. Atualmente, o coral tem os seus integrantes das mais diversas áreas de atuação dentro das instituições, como advogados, servidores e colaboradores. É regido pelo maestro Robson Lopes.

Robson Lopes
Licenciado em Educação Artística/Habilitação em Música, Bacharel em Música/Canto (UEMG); Bacharel em Música/Composição, Mestre em Música (UFMG). Tem em sua discografia cinco CD's atuando como regente e cantor.

 

Coral Imprensa - ABT

Anteriormente denominado Coral Imprensa Oficial, foi criado em 1999 dentro da Imprensa Oficial de Minas Gerais, com o intuito de valorizar a vocação musical. Conta atualmente com 24 vozes, divididas em quatro naipes e é regido pela maestrina Vivian Assis.

Vivian Assis
Mestre em Música e Bacharel em Regência pela Universidade Federal de Minas Gerais. Participou de seminários e oficinas, estudando regência com Carlos Alberto Pinto da Fonseca, Mogens Dahl, Bob Chilcott, Janet Galván, Henry Leck, Lincoln Andrade, Rodney Eichenberger, Iara Fricke Matte e Sílvio Viegas. Vivian atua profissionalmente como maestrina desde 1998, quando começou a reger corais comunitários e de extensão universitária.

 

Coral Innay Martins

Formado pela 2ª Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte. Seu regente é o Maestro Robson Lopes.


Robson Lopes
Licenciado em Educação Artística/Habilitação em Música, Bacharel em Música/Canto (UEMG); Bacharel em Música/Composição, Mestre em Música (UFMG). Tem em sua discografia cinco CD's atuando como regente e cantor.

 

Coral Jovem do Sesc

Iniciado em 2012, é regido pela maestrina Flávia Campanha como um projeto de formação em canto coral, composto por 120 alunos com idades entre 10 e 19 anos, de escolas municipais e estaduais de Belo Horizonte e Região Metropolitana. Por meio deste e de outros projetos permanentes, o Sesc reforça seu compromisso de ampliar o acesso do público à arte, à cultura e de ser agente de transformação social.


Flávia Campanha
Fundou o Coral Infantil Waldemar Baptista (1980/1990), o Coral Juvenil Soledade (1985/1990) e o Coral Infantil João Campanha (1996/1998). Em 1988, participou como cantora da “Cantata”, juntamente com o Coral de Neuchatel da Suíça, sob a regência do maestro Pierre Huwiller. A partir do ano de 2000, passou a ser regente auxiliar dos Corais da Associação Artística Júlia Pardini, tendo se apresentado na Europa, em encontros de Corais na Alemanha, Portugal e Itália.

 

Foto do coro: Tarcísio de Paula

Coral Luís de Camões

Fundado em Maio de 1987, sendo o grupo mantido pelo CENTRO DA COMUNIDADE LUSO-BRASILEIRA. Tem, como principal objetivo, promover, através do canto, a integração e o aprimoramento artístico-cultural entre as pátrias Brasileira e Portuguesa, e divulgar a música portuguesa, sem deixar de lado as músicas tradicionais de canto coral, sejam brasileiras ou estrangeiras, sacras, eruditas ou populares. Em 2015, o realizou apresentações em Portugal e na França levando canções brasileiras e portuguesas.

Leonardo Cunha
Mestre em Música e bacharel em Violino pela Escola de Música da UFMG. Seu currículo aponta para um profundo interesse na interação entre música erudita e popular. No meio popular, atou com, entre outros artistas, Milton Nascimento, Ana Carolina, Nando Reis, Fafá de Belém, Daniela Mercury, Flávio Venturini, Hermeto Pascoal. Dentre os músicos eruditos, apresentou-se com nomes como Arthur Moreira Lima, Antônio Meneses, Boris Belkin, asmin Gottstein, Ulla Benz, Jan Zalud e Jitka Hosprová. Em junho de 2011, foi convidado a reger a Orquestra Sinfônica Collegium Musicum de Potsdam, na Alemanha, num concerto com músicas brasileiras. Com a Orquestra de Câmara OPUS, produziu dois CDs e esteve em turnê em 2011 no Peru e em 2012 na Europa.

 

Coral Trem das Vozes - AEPS

Fundado em 2009 pela Associação dos Empregados da Rede Sarah de Reabilitação de Belo Horizonte, com objetivo de contribuir para o bem estar dos pacientes. Desde então, vem participando de eventos como o FIC e o festival Nacional de Corais de São João Del Rei. Sob a regência do maestro Cleude William o coral canta à capella musicas clássicas e populares.


Cleude William
Formado em regência pela UFMG vem trabalhando com diversos corais. Já participou de grandes produções, entre as quais, a ópera “Aída”, de Verdi; ópera “Tiradentes”, de Macedo. Participou De diversas edições do Festival Internacional de Corais (FIC) assim como em festivais na Suíça, França, Bélgica e concertos na Holanda e Polônia.

 

Coral Vozes da Liberdade (MPF/MG)

É composto predominantemente por servidores da Procuradoria da República em Minas Gerais e foi criado em abril de 2011.
Possui repertório basicamente de música popular brasileira; utilizando-se de teclado e instrumentos de percussão como cajon, pandeiro, afoxê e tacapu. Acredita que a boa música proporciona momentos de encantamento e alegria interior.
O Coral foi instituído, inicialmente, apenas com a ideia de promover uma melhor integração e busca do bem-estar no ambiente de trabalho. Porém, aos poucos, o gosto pela música e o prazer de cantar extrapolou as fronteiras e o grupo já chegou a se apresentar em instituições de caridade, asilos e em outras instituições públicas; além de participar da Cantata de Natal da Assembleia Legislativa/MG, em 2011 e 2015, e de várias edições do Festival Internacional de Corais.


Rodrigo Garcia
Bacharel em Regência, Violoncelo e Composição, todos os cursos pela Escola de Música da UFMG. Regente Titular do Coral Vozes Da Liberdade desde 2011, e também de diversos outros corais de Belo Horizonte (atualmente, Coral Ases-MG e Grupo Orguel Musical). Rodrigo também participou de diversos eventos como regente, violoncelista, guitarrista, arranjador, produtor e compositor, tendo o prazer de trabalhar com grandes nomes da música brasileira como Alceu Valença, Paulinho Santos e Décio Ramos do Uakti, Cálix, Cartoon, Aggeu Marques, Renato Savassi e a Orquestra Ouro Preto. Fundador da Orquestra Sinfônica Libertas com a qual pôde fazer alguns concertos com casa lotada no Palácio das Artes em homenagem aos Beatles.

 

Coral Vozes das Gerais – INSS/Receita Federal BH

Foi fundado em 6 de agosto de 1998. Atualmente, com 47 integrantes, é formado por servidores do INSS e da Receita Federal e familiares. O Coral Vozes das Gerais é patrocinado pelas entidades de  classe: ANFIP/MG e  ANASPS/MG.


Robson Lopes
Licenciado em Educação Artística/Habilitação em Música, bacharel em Música/Canto (UEMG); bacharel em Música/Composição, mestre em Música (UFMG). Tem em sua discografia cinco CD's atuando como regente e cantor. O coral conta ainda com o pianista Paulinho Faria e o percussionista Sérgio Castelar.

 

Coral Vozes de Minas

Fundado em fevereiro de 1993 sob a regência da maestrina Ângela Pinto Coelho. Em março de 1994, o coral participou do II Encontro Nacional de Corais da ECT, realizado em Brasília/DF, quando foi convidado pelo Palácio da Alvorada para apresentar-se ao então Presidente da República, Itamar Franco. Entre 95-97, já sob a regência do Maestro Paulo Gomes, participou de encontros e festivais, com destaque para Curitiba, Brasília, Fortaleza e em especial o concerto em homenagem aos 300 anos de Mariana. É em 1998, quando o dirigia o maestro Júlio César Faria, que iniciam-se as participações do "Vozes de Minas no Festcoros – Juiz de Fora. Desde 1999, é regido pelo maestro Sérgio Antônio Canedo, apresentando-se sempre em diversos eventos, e, entre os encontros e festivais, com destacada participação em São Lourenço, no Festcoros, Minascantat, painel SESIMINAS, e no Festival Internacional de Corais de Belo Horizonte, entre outros.

Sérgio Antônio Canedo
É professor na UFMG, graduado em composição e regência pela Escola de Música da mesma universidade, sendo seus mestres C. Guerra-Peixe e o maestro David Machado. Estudou com Oiliam Lanna, Koelreutter, Dante Grela, Eduardo Bértola e Carlos Alberto Pinto Fonseca, entre outros. Como compositor tem participado de encontros, ciclos e também na Bienal de Música Contemporânea Brasileira. Dirigiu e atua à frente de diversas orquestras e corais (Minas Tênis Clube, M.A.I., Vale do Rio Doce, Usiminas-Ipatinga, Unimed-BH etc). É doutor em Literatura e música medievais, tratando de Afonso X e suas Cantigas de Santa Maria. É professor da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais, na graduação e na pós-graduação, sendo também coordenador do Núcleo de Música Brasileira.

 

Coral Camerístico Cantabille

O Coro Camerístico Cantabille de Belo Horizonte se insere no pensamento de agradar e proporcionar ao público obras de grandes mestres e autores como Palestrina, Arcadelt, Rachmaninof, Ola Gjeilo, Mozart, Vivaldi, Saint Saens e outros. Ao se reunir para o primeiro ensaio em março de 2012 trouxe como meta a gravação de clipes “acappela” ou com orquestra e divulgá-los, apresentando ao mesmo tempo as tradicionais igrejas de Belo Horizonte. A preferência por obras raras e de grande valor histórico e cultural, quase sempre em Latim ou outras línguas como Italiano, russo, inglês, com destaque para o período renascentista, se faz no consenso de todo o grupo com o maestro, visando oferecer ao mesmo tempo história, cultura, música e principalmente contentamento.

O Coro Camerístico Cantabille tem a direção do maestro Adilson Garcia.

 

Madrigal Scala

Iniciando suas atividades em agosto de 1988, é um dos principais coros amadores de Minas Gerais. O Madrigal Scala apresenta um repertório eclético, formado por composições de todos os períodos da história da música mundial, incluindo a música brasileira profana, popular e erudita, passando pelo período colonial ao contemporâneo, além de obras sinfônicas e obras sacras completas.


Álvaro Antônio Rodrigues
Maestro bacharel em música pela Universidade Federal de Minas Gerais, onde foi aluno de Canto do professor Amin Feres e aluno de Regência Coral da professora Iara Fricke Matte e de Flauta Doce, com a professora Walênia Silva. Foi aluno do maestro Carlos Alberto Pinto Fonseca e cantor regente- auxiliar do Ars Nova – Coral da UFMG, com o qual participou de vários concertos, simpósios, concursos e festivais na Europa e Ásia, de 1985 a 1996.  Foi aluno do professor Martin Schmidt, da Escola Superior de Música de Karlsruhe (Alemanha), no curso de Extensão em Regência Coral pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

10º Encontro ALMG de Corais
 Dia  Horário  Evento CORAIS
Segunda-feira (20/6)  9 às 10h30  Café da manhã dos regentes e coordenadores Todos
Segunda-feira (20/6)   20 horas  Segunda Musical (abertura do encontro) Coro camerístico Cantabille
Aberto ao público
Terça-feira (21/6)
   
 19h30 às 21 horas
   
 Apresentações de corais (15 minutos cada)
   
Coral Imprensa-ABT
Coral Vozes das Gerais INSS / RFB
Coral ASES MG
Coral Copasa
Quarta-feira (22/6)      19h30 às 21 horas      Apresentações de corais (15 minutos cada)    Coral Jovem SESC
Coral AABB-BH
Coral de Canto a Canto
Coral Luís de Camões
 Quinta-feira (23/6)        19h30 às 21 horas        Apresentações de corais (15 minutos cada)     Coral Innay Martins - IPU
Coral Contas & cantos
Coral Vozes da Liberdade
Coral Trem das Vozes
Coral Vozes de Minas 
Sexta-feira (24/6)         19h30 às 21 horas        Apresentações de corais (15 minutos cada)     Coral Encantos das Gerais-OAB/CAA
Coro Camerístico Cantabille
Madrigal Scala
Coral BDMG
Coral da Assembleia

 


O 10º Encontro ALMG de Corais terá apresentações de 17 corais, além de encontro de regentes para debater a situação do canto coral amador em Belo Horizonte.

São objetivos do evento:

  • Proporcionar o intercâmbio entre corais de instituições públicas
  • Dar visibilidade ao trabalho realizado pelos diferentes corais
  • Valorizar a atividade cultural dos servidores e familiares dentro do ambiente de trabalho.

Saiba como evoluiu a promoção desde 2005:

    2005 - 12 corais participantes
    2006 - 14 corais particpantes
    2007 - intitulado Campanha pela Arte e Qualidade de Vida, o evento teve encontros itinerantes em que um coral anfitrião convidava um ou dois outros para cantar em sua instituição
    2008 - 18 corais participantes
    2010 - 26 corais participantes, com apresentações, palestras e workshops. O Serviço Social do Comércio (Sesc) tornou-se parceiro da ALMG no evento, que durou uma semana
    2011 - 30 corais participantes, da Capital e do interior. O evento durou duas semanas
    2013 - 13 corais participantes, com a abertura dentro do programa Segunda Musical
    2014 - 25 corais participantes, com a abertura dentro do programa Segunda Musical
    2015 - 15 corais participantes, com a abertura dentro do programa Segunda Musical




Vídeos

21/06/2016

ALMG abre as portas para o canto coral

Corais de várias instituições públicas participam do 10° Encontro de Corais da Assembleia, que começou com uma apresenta...

00:03:10 | (15240kb)



ALMG nas redes sociais