Programação paralela
Exposição As Ruas de Junho
  • Como uma mostra da nova geração de fotógrafos brasileiros - advinda dos anos analógicos e criada no digital - a exposição “As Ruas de Junho” traz uma nova fase do fotojornalismo brasileiro: a primeira geração de fotógrafos experimentada nas redes da internet. As fotos escolhidas têm como cenário as mobilizações sociais no calor das ruas de junho, onde a mídia independente também tornou-se protagonista e co-autora de uma explosão simbólica  de narrativas e coletivos.

Data: 8 a 11/4
Local: Hall Administrativo

Lançamento do Barão de Itararé Minas – Centro de Estudos da Mídia Alternativa
  • Atividade inaugural do núcleo mineiro do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, com a presença do jornalista e blogueiro Altamiro Borges. Com o tema “os livros proibidos”, o debate terá a presença dos autores Amaury Ribeiro Júnior (A Privataria Tucana), Gilson Reis (Desvendando Minas – descaminhos do projeto neoliberal) e Palmério Dória (O Príncipe da Privataria).
    O Núcleo Minas do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé agrega pessoas que defendem maior pluralidade e diversidade informativa e cultural no país. O panorama atual do setor, caracterizado por concentração da propriedade dos meios de comunicação e atuação comprometida com interesses comerciais, não favorece o exercício do direito à informação por todos os segmentos da população. Direito à informação é o direito que cada cidadão tem de se informar e, ao mesmo tempo, transmitir suas opiniões e pensamentos.
    O Núcleo Minas do Barão de Itararé questiona o poder da mídia comercial e valoriza as iniciativas de comunicação alternativa. Além dos jornais, rádios e TVs de caráter comunitário, a comunicação alternativa assume hoje outras feições: jornais e revistas digitais, vídeos, webradios, blogs, agências alternativas de notícias, websites colaborativos, entre outras. Novas mídias e plataformas que desafiam o poder da mídia tradicional. Mídias alternativas que se propõem a garantir o direito à informação através da comunicação plural, diversificada e comprometida com a justiça social e o interesse público.

Data: 8/4
Horário: 19 horas
Local: Teatro da Assembleia

Painel de Mídia e Educação
  • O painel “Mídia e Educação” vai discutir as interfaces, possibilidades e desafios da relação entre comunicação e os processos de educação formal e informal. Também serão apresentadas experiências e possibilidades metodológicas nesse sentido. O debate vai contar com a exposição de Paola Prandini, jornalista, mestra em Ciências da Comunicação e integrante do Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo (USP); e de Ana Fernanda Campos Souza, coordenadora do Núcleo de Disseminação da ONG Cipó – Comunicação Interativa, de Salvador. A mediação do painel será feita pela educomunicadora Paula Kimo.

Data: 9/4
Horário: 9 horas
Local: Escola do Legislativo

Duelo de MC’s pela Liberdade de Expressão
  • Como forma de expressão artística legitimada pela cultura urbana em Belo Horizonte, o Duelo de MC’s foi escolhido pela comissão organizadora do Seminário como programação cultural do evento. Rappers e MC’s da região metropolitana de BH participarão de um batalha de freestyle. Será proposto o tema liberdade de expressão e os jovens que irão participar devem compor rimas improvisadas aludindo ao tema.

Data: 10/4
Horário: 19 horas
Local: Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira

Mostra Midiativista
  • A mostra da produção audiovisual de coletivos midiativistas do Brasil se propõe a apresentar alguns trabalhos que se destacam na construção de narrativas livres sobre causas sociais. O vídeo guerrilha se apresenta como alternativa às super produções audiovisuais. Filmar e registrar virou exercício de cidadania, e as redes sociais na internet, uma ferramenta de denúncia e construção de Narrativa.

Data: 10/04
Horário: 18 horas
Local: Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira

Curtas em exposição:
1. Enquanto o Trem Não Passa, Midia NINJA [17:23] (Nacional)
2. 7 de Setembro - 12PM Photografic [5:12] (SP)
3. Revolução não cai do Céu - MIC [12:26] (Rio)
5. A Criminalização do Artista, Como se fabrica Marginais - Coletivo a Beleza da Margem [17:20] (BH)
6. Vandalismo, Vandalismo, Vandalismo - Coletivo Tatu  [4:25] (RJ)