Agenda Comemorativa

A Assembleia de Minas, em parceria com Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e da Secretaria de Estado de Turismo e Esportes, prepararam uma Agenda Comemorativa para 2014, o Ano do Bicentenário de Morte de Antônio Francisco Lisboa (1738-1814), o Aleijadinho. O objetivo é homenagear o arquiteto, escultor e entalhador, além do Barroco Mineiro.

Em novembro, dois eventos estão programados pela ALMG:

  • Dia 13: Solenidade de entrega da Medalha do Mérito Legislativo, criada pela Resolução 2.778, de 1982. Aleijadinho é o tema do evento, que celebrará a vida e a obra do mestre do Barroco.
    Local: Expominas, às 10 horas.
  • Dia 18:
    - Lançamento da Medalha Comemorativa Bicentenário de Morte de Aleijadinho pela Casa da Moeda do Brasil. Em votação popular, os mineiros decidiram que o profeta Daniel estará em uma das faces da medalha. A escultura do profeta Daniel fica no Santuário de Bom Jesus do Matozinhos, em Congonhas (MG). Na outra face da medalha, será cunhada a obra Retrato de Aleijadinho, de Euclásio Penna Ventura.
    - Lançamento do livro "Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho", com textos da professora Cristina Ávila e fotos de Márcio Carvalho, em edição trilíngue. Trata-se de uma análise histórica sobre o Barroco Mineiro e sobre a importância de Aleijadinho.
    Local: ALMG, às 20 horas.

Consulte os demais eventos (programados e já realizados):

COMEMORAÇÕES
1º Encontro Mineiro do Patrimônio Cultural

Descrição: Vinte municípios mostram artesanato, música, dança e literatura na Praça da Liberdade. O evento é organizado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG). Aleijadinho é o artista homenageado.

Data: 7/6/2014
Horário: 10 às 20 horas
Local: Praça da Liberdade – Entrada gratuita
Telefone para contato: (31) 3235-2812

37ª Semana do Aleijadinho - Celebração dos 200 anos de sua morte

Descrição: Visa contribuir para a preservação da memória artística, histórica e cultural de Ouro Preto e Minas Gerais, valorizando os artistas contemporâneos, com especial realce, neste ano, às comemorações do Bicentenário da Morte do Grande Mestre. A Livraria e Editora Graphar se une ao Museu Aleijadinho e a Paróquia N. Sra. da Conceição na realização dos eventos.

Data: 1º a 30 de novembro
Horário: verificar na programação
Local: Ouro Preto, Belo Horizonte, Mariana, Congonhas, São João Del Rei e Tiradentes
Telefone para contato: (31) 3551-4661 ou 3552-3144

Toque de Sinos

Descrição: Municípios e paróquias, de forma integrada, com objetivo de valorizar a cultura barroca no itinerário artístico, promoverá a comemoração do Bicentenário de Aleijadinho com o toque de sinos nas igrejas do interior de Minas Gerais que possuem obras atribuídas ao Aleijadinho.

Data: 18 de novembro
Horário: 12 horas
Local: Igrejas da Arquidiocese de Belo Horizonte, que possuem obras atribuídas ao Aleijadinho, destacadas pela:

  • Matriz de Nossa Senhora do Bom Sucesso (Caeté)
  • Santuário Nossa Senhora da Piedade – Serra da Piedade (Caeté)
  • Matriz de Nossa Senhora do Pilar - Capela de Nossa Senhora da Conceição, demolida na Fazenda do Jaguara (Nova Lima)
  • Igreja de Nossa Senhora do Carmo - Ordem 3ª do Carmo (Sabará)
  • Matriz de Nossa Senhora da Conceição (Raposos)
  • Matriz de Santa Luzia (Santa Luzia)

Telefone para contato: (31) 3465-6221

I Encontro Regional Patrimônio Sacro

Descrição: O Encontro vem atender a uma necessidade iminente de se estabelecer uma política de preservação patrimonial entre o poder público local, o clero da Diocese da Campanha e a comunidade sul mineira a fim de garantir a preservação de tantas imagens barrocas colocadas dentro de retábulos, sobre altares. A salvaguarda do patrimônio sacro torna-se, assim, o ponto central hoje para padres, seminaristas, irmandades, gestores municipais, membros da academia, professores, alunos e para a população em geral, não só pelo seu valor inconteste como bem artístico e cultural, mas também pela necessidade premente de conscientização dos vários setores da sociedade para importância da proteção do patrimônio artístico e cultural regional.

Data: 20 e 21 de novembro
Horário: 10 às 22h15 - Consulte a programação
Local: UEMG Unidade Campanha - Rua Padre Natuzzi, 53 – Centro, Campanha/MG
Telefone para contato: (35) 3261-2020
Entrada Gratuita

Realização:

  • Comissão de Espaço Litúrgico e Bens Culturais da Diocese da Campanha
  • Prefeitura Municipal da Campanha
  • UEMG Unidade Campanha
EXPOSIÇÕES E MÚSICA
Exposição "Barroco Itália Brasil - Prata e Ouro na Casa Fiat de Cultura"

Descrição:  Pela primeira vez no mundo, estão reunidas obras da escultura barroca italiana do século XVII e de artistas do Barroco mineiro e brasileiro. Realização da Casa Fiat de Cultura em parceria com a Base7 Projetos Culturais e o Ministério da Cultura, com patrocínio da Fiat Automóveis e do Banco Safra. A exposição marca a inauguração da nova sede da Casa Fiat de Cultura.

Período: 10/6 a 7/9/2014
Horário: De terça a sexta-feira, das 10 às 21 horas; sábados, domingos e feriados, das 14 às 21 horas
Local: Praça da Liberdade, 10 - Funcionários – Entrada gratuita
Telefone para contato: 3289-8900
www.casafiatdecultura.com.br
casafiat@casafiat.com.br

Exposição "Presença de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho"

Descrição: Seleção de livros sobre a vida e a obra de Aleijadinho, pertencentes às Coleções Mineirianas que integram os acervos da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa e do Instituto Cultural Amílcar Martins (Icam).

Período: 2/6 a 27/7/2014
Horário: Segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas; e sábado, das 8 às 12 horas
Local: Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa - Praça da Liberdade, 21– Entrada gratuita
Telefone para contato: (31) 3269-1166

Exposição "Patrimônio Recuperado – Museu Mineiro"

Descrição: Em exposição, peças apreendidas pelo Ministério Público de Minas Gerais, sob a guarda da Superintendência de Museus e Artes Visuais (SEC/MG). A exposição denuncia o comércio ilegal de peças sacras e destaca o trabalho de resgate do patrimônio cultural. Após a exposição, as peças retornam ao local de origem.

Data de abertura: 4/6/2014
Horário: 19 horas
Período de exposição: 5/6 a 20/7/2014
Horário de funcionamento: Às terças, quartas e sextas, das 10 às 19 horas; quintas, das 12 às 21 horas; sábado e domingo, das 12 às 19 horas
Local: Museu Mineiro – Av. João Pinheiro, 342, Funcionários – Entrada gratuita
Telefone para contato: (31) 3269-1123

Concertos Comentados "Nosso Barroco Mineiro"

Descrição: O projeto cultural "Concerto de Cravo: Nosso Barroco Mineiro" promove concertos do cravista Antonio Carlos de Magalhães, com apresentação de música barroca mineira nas diversas regiões. As apresentações são comentadas por convidados especialistas no tema. A iniciativa é da ALMG e tem o apoio da Comissão de Cultura da Ordem dos Advogados do Brasil/Seção Minas Gerais (OAB/MG).
Próximos eventos: Curvelo (15/11), Ouro Preto (19/11) e Congonhas (13/12)
Telefone para contato: (31) 2108-7715

PALESTRAS
Palestra sobre o livro "O Aleijadinho Revelado" no XI Congresso Estadual do Ministério Público

Descrição: O livro esclarece pontos importantes da biografia de Antônio Francisco Lisboa, que tem uma trajetória com raros testemunhos documentais. O autor é o promotor de Justiça Marcos Paulo de Souza Miranda.

Data: 5/9/2014
Horário: 14 horas
Local: Centro de Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop)
             Rua Diogo Vasconcelos, 328 - Pilar, em Ouro Preto (MG)

PUBLICAÇÕES
Lançamento do livro "Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho - Artista síntese do Barroco no Brasil"

Descrição: Os capítulos contêm detalhes de obras sacras e análises estilísticas e são divididos nas seguintes áreas: arquitetura, riscos, talha e escultura. Os textos são técnico-científicos, mas numa linguagem acessível para o público em geral. Versões em português, espanhol e inglês.

Autores: Cristina Ávila e Marcio Carvalho.

Data: 18/11/2014
Horário: 20 horas
Local: ALMG
Telefone para contato: (31) 2108-7918

Catálogo da Exposição Patrimônio Recuperado

Descrição: Lançamento do catálogo produzido com as obras recuperadas pelo Ministério Público que ficaram expostas no Museu Mineiro em junho. O catálogo é instrumento de divulgação das obras recuperadas, a fim de ajudar o reconhecimento de seu local de origem.

Data: 27/11/2014
Horário: 19 horas
Local: Museu Mineiro - Av. João Pinheiro, 342
Telefone para contato: (31) 3269-1123

Suplemento Literário de Minas Gerais – Edição Especial

Descrição: A edição especial será dedicada integralmente ao Barroco mineiro. Também será reproduzida edição do Suplemento de 1967, organizada pelo poeta e ensaísta Affonso Ávila. As duas publicações serão agrupadas em um único número de 40 páginas, ilustrado por artistas e com fotos de obras do Barroco, além de textos de intelectuais como Antonio Candido, Sílvio de Vasconcelos e Mário de Andrade. Tiragem: 1 mil exemplares.

Data: Novembro
Telefone para contato:
 (31) 3269-1201 

Cartilha do Barroco

Descrição: Publicação ilustrada do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG) com informações sobre a vida e a obra de Aleijadinho e o Barroco. A cartilha será distribuída a alunos do ensino fundamental.

Data: 2º semestre
Telefone para contato: (31) 3235-2812 

O Barroco nas coleções do Museu Mineiro

Descrição: Publicação de folder do Museu Mineiro em homenagem ao bicentenário de morte de Aleijadinho, apresentando o barroco nas coleções do Museu Mineiro. O folder será distribuído a escolas que visitam o museu.

Data: 18 de novembro
Horário: 19 horas
Local: Museu Mineiro - Av. João Pinheiro 342
Telefone para contato: (31) 3269-1123

Lançamento do livro "O Aleijadinho Revelado"

Descrição: O livro esclarece pontos importantes da biografia de Antônio Francisco Lisboa, que tem uma trajetória com raros testemunhos documentais. O autor é o promotor de Justiça Marcos Paulo de Souza Miranda.

Data: 25/6/2014 
Horário: 19 horas
Local: Sede da Procuradoria-Geral de Justiça – Av. Álvares Cabral, 1.690 - Pilotis
Editora do livro: Fino Traço

Edição Especial do Jornal "Bem Informado"

Descrição: A edição de junho do Jornal "Bem Informado", publicação do Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha), é dedicada a homenagear o bicentenário da morte de Aleijadinho e o Barroco mineiro. Matérias sobre vida e a obra do artista, entrevistas com especialistas e curiosidades.

Data de lançamento: 7/6/2014, durante o 1º Encontro Mineiro do Patrimônio Cultural
Local: Praça da Liberdade
Telefone para contato: (31) 3235-2812

Lançamento da publicação Patrimônio Arquivístico-Musical Mineiro - Volumes 4, 5 e 6

Descrição: A publicação, que tem edição bilíngue, traz textos sobre compositores e regiões, partituras, partes vocais e instrumentais e seleção de repertório. O livro foi viabilizado pela Secretaria de Estado de Cultura em parceria com o Instituto Cultural Sergio Magnani. Outros eventos: palestra do professor de Musicologia e História da Música Paulo Castagna, coordenador da pesquisa que deu origem à publicação; e recital de cravo, com interpretação histórica pelo especialista Antonio Carlos de Magalhães. Distribuição gratuita dos exemplares, incluindo os volumes 1, 2 e 3.

Data: 26/05/2014
Horário: 20h30
Local: Museu Mineiro - Av. João Pinheiro, 342, Funcionários – Entrada gratuita
Telefone para contato: (31) 3269-1123