O que é um Fórum Técnico

 O que é um fórum técnico?
O fórum técnico é uma das categorias de eventos institucionais promovidos pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, ao lado dos ciclos de debates, debates públicos e seminários legislativos. A programação engloba palestras, ministradas por expositores convidados, e atividades em grupos de trabalho, onde os participantes discutem propostas e formatam um documento, a ser votado na plenária final. A etapa final é geralmente precedida de interiorização, com reuniões regionais. A ideia de eventos institucionais como o fórum técnico é democratizar o debate, a formulação e o acompanhamento de políticas públicas.

O que é o regulamento de um fórum técnico?
O regulamento é um documento com um conjunto de normas e critérios que regulam e norteiam a realização de um fórum técnico. Nele estão informações sobre objetivos, competências, temário, local de realização, cronograma das atividades, metodologia de trabalho, forma de participação na etapa final e composição da comissão de representação, entre outros pontos.

O que são grupos de trabalho?
Os grupos de trabalho são formados a partir dos temas e subtemas propostos para o fórum técnico. Neles, os participantes debatem e aprovam propostas de políticas públicas e/ou de ação legislativa a serem implementadas no estado. Os grupos têm a tarefa de consolidar um documento, a ser votado na plenária final.

O que são as propostas de um fórum técnico?
São as sugestões apresentadas e aprovadas pelos grupos de trabalho e submetidas à plenária final, que após sua aprovação ficam registradas no documento do fórum.

O que é uma plenária final?
É o momento do fórum técnico que exige a participação de todos os inscritos com direito a voz e voto, para a aprovação do documento final. É a conclusão dos trabalhos, quando também são apresentadas todas as propostas para serem aprovadas, rejeitadas/suprimidas ou modificadas. Nela também é eleita a comissão de representação.

O que é a comissão de representação?
É um grupo de pessoas eleitas na plenária final do evento com o objetivo de acompanhar os desdobramentos das propostas aprovadas no fórum técnico, visando sua implementação.