O que é
... Debate Público

O Debate Público é uma das modalidades de eventos criados pela Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais para discutir temas de repercussão na vida do Estado ou do País, que possam contribuir no aperfeiçoamento da ação legislativa, dentro da política de interlocução do Legislativo mineiro com a sociedade.

São eventos específicos das Comissões da Assembleia, realizados em caráter excepcional no Plenário ou no Teatro do Espaço Político Cultural Gustavo Capanema, em vista da abrangência do tema, do envolvimento dos interlocutores e da demanda de maior mobilização popular.

É dividido em duas partes, uma expositiva e outra de debates. Como as audiências públicas das Comissões, o Debate Público é aberto à participação do público, na segunda parte.

Está previsto na Deliberação 1728/99 da Mesa Diretora da ALMG, que, em seu artigo 2º, estabelece:

"Art. 2º - Compreendido no programa de interação com a sociedade, o evento denominado Debate Público constitui modalidade de reunião especial a ser realizada pelas Comissões Permanentes da Assembléia Legislativa. 1º - Constitui objeto do Debate Público a discussão de modo ampliado de assuntos de interesse público situados no âmbito da competência legislativa e fiscalizadora da Assembléia e, em especial, na esfera de atuação de cada Comissão Permanente, de modo a subsidiar a atuação daqueles colegiados e da Assembléia Legislativa, como um todo. 2º - O Debate Público consistirá em discussão realizada em reunião da Comissão responsável pelo evento, com a participação de cidadãos, órgãos e entidades públicas e privadas."
 
Outras modalidades de eventos da ALMG são:

  • Ciclos de Debate, de estrutura semelhante mas aprovados pela Mesa Diretora;
  • Fórum Técnico, de caráter mais técnico, também aprovado pela Mesa Diretora, destinado à discussão de matéria em tramitação, envolvendo especialistas e técnicos diretamente relacionados ao assunto;
  • Seminário Legislativo, de maior abrangência e envolvimento de todos os atores ligados ao tema, organizado em parceria com entidades de representação da sociedade e precedido de ampla mobilização através de eventos em todo o Estado.
... O Debate Público A renegociação da dívida dos Estados com a União...

... teve o objetivo de discutir a renegociação da dívida dos Estados com a União em busca de condições mais adequadas às suas situações econômicas e definir o plano estratégico e o cronograma dos encontros a serem realizados nas demais regiões do País, com vistas a articular um movimento federativo sobre o tema. Iniciativa da Comissão Especial da Dívida Pública, responsável por apresentar, ao final de seus trabalhos, um relatório com propostas sobre a renegociação.